Qual é a forma mais eficiente de emagrecer? COMENDO. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma boa forma de ativar seu metabolismo (em bom português: uma boa forma de fazer você gastar mais calorias) é comer em curtos intervalos de tempo, preferencialmente de três em três horas. Isso mesmo, emagreça comendo de três em três horas. Parece mentira, né? Mas tem uma explicação.

Nosso corpo é programado para “racionar energia” em situações que ele interpreta como sendo de risco. Esta é uma herança que nos acompanha desde os tempos das cavernas, onde seu almoço ou seu jantar era incerto. O ser humano não tinha essa abundância de comida e muitas vezes passava longos períodos sem comer. Só sobrevivemos porque nosso organismo criou esse mecanismo de “racionamento de energia” para conter o gasto calórico em casos de necessidade. Quando você faz uma dieta, seu organismo não entende que você não corre risco de vida e que está se privando voluntariamente de comida com objetivo de perder peso.

Justamente por isso, nosso organismo não colabora muito com dietas radicais. Quando você fica muito tempo sem comer, seu organismo pensa: “Ops… tá vindo um período de escassez aí, meu dono não está conseguindo comida! Vamos racionar para que ele sobreviva o maior tempo possível com o que tem, até conseguir algum alimento!”. O que ele faz? Diminui seu metabolismo de forma automática e você passa a queimar muito menos calorias. É como um computador que fica em stand by.

Em compensação, se você come de três em três horas, seu organismo pensa: “Bacana! Fase de fartura! Tá sobrando, galera! Pode consumir à vontade!” e queima muito mais calorias para qualquer atividade que você faça. Vários estudos já comprovaram que o mesmo treinamento é muito mais eficiente em matéria de perda de peso quando a pessoa come em curtos intervalos de tempo. Por isso, o ideal é que você coma de três em três horas, mesmo que seja ANTES de sentir fome. Isso mesmo, tem que comer mesmo sem fome, para ativar constantemente seu metabolismo.

Mas nem tudo são flores. Não pode sair comendo açúcar, gordura e outros alimentos “engordativos” de três em três horas! Uma dieta BALANCEADA de três em três horas aumenta seu metabolismo e te faz emagrecer, mas uma dieta errada de três em três horas aumenta sua cintura! Por isso, muito cuidado com o que se come. O fato de poder comer em curtos intervalos de tempo não te autoriza a comer qualquer coisa, ok?

Sabe aqueles últimos quilos, os mais difíceis de perder? Nada melhor do que aumentar a freqüência da sua ingestão de alimentos para acelerar esse processo. Faça o teste e comprove.

No início, eu recomendo colocar um despertador de três em três horas, porque é realmente muito difícil lembrar de comer sem estar com fome. Pode ser que você tenha que se forçar a comer algumas vezes, mesmo sem fome. Mas com o tempo (em média uma ou duas semanas) seu organismo se habitua e reclama quando passam as três horas, a ponto de você ter que parar o que está fazendo para comer, tamanha a “crise de fome”. Quando isto acontecer, sorria, seu metabolismo está acelerado e você vai perder peso de forma muito mais rápida!

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Crédito de imagem: http://perdendobarriga.com.br/a-que-horas-devo-comer/

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Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Comments (4)

  1. Vanessa 8 de setembro de 2015

    Muito bom oseupersonal amei a dica, já sabia agora sobre o metabolismo adorei pois preciso emagrecer 4 kg e está muito difícil vou conseguir pois estou sobre peso tenho 1,55 e 62 quilos . Bjos

    1. Oseupersonal 10 de setembro de 2015

      Que bom Vanessa! Coloque em prática e boa sorte com seus objetivos.

  2. Renan Pazin 12 de novembro de 2015

    Muito bom o blog, varias matérias interessantes e que vão realmente direto ao assunto em pauta. Na questão da alimentação muito se comenta sobre “O dia do lixo” sei que este seria mais o caso de pergunta direcionada para um nutricionista, porém, você tem algum conhecimento sobre? É realmente valido dar aquela enganada no estômago um dia ou estamos apenas nos enganando? Grato.

    1. Oseupersonal 12 de novembro de 2015

      Apesar de minha mãe ser nutricionista e este assunto ja ter sido pauta aqui em casa, cada um tem uma visão e entendimento sobre este assunto. O ideal é debater e avaliar o que funciona com você. Converse com seu nutricionista. É uma decisão que ambos devem estar de acordo.

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