Beleza está superestimada, sobretudo entre as mulheres. Existe uma busca estressante pela beleza partindo da premissa errada de que com ela uma série de problemas se resolverão e uma série de benefícios surgirão. Eu sei que é clichê, mas não custa lembrar: beleza não é garantia de nada. Beleza está na subjetividade, não na perfeição.

Para começo de conversa, sua busca pela beleza deve se basear em um desejo pessoal. É um erro estabelecer metas para melhorar a estética do corpo com base nos desejos do seu parceiro ou da sua parceira. Querer um “corpo tal” porque o Fulaninho acha bonito é uma escolha infeliz que no final das contas acaba depondo contra você. Caso você esteja caindo nesta armadilha, pare, pense, reflita. Você merece alguém que goste de você como você é hoje. Se melhorar, ótimo. Mas que isto não seja uma obrigação, uma condição para a manutenção do relacionamento.

Sou muito favorável a que as pessoas busquem sempre melhorar seu corpo e sua mente, de forma a estarem satisfeitas consigo mesmas. Eu disse CONSIGO MESMAS. Se você tem vontade de mudar ou melhorar seu corpo através da atividade física, palmas para você. Mas, se você está fazendo isso pensando primordialmente em outra pessoa, hoje você vai levar um esporro. Você não precisa disso. Você é melhor do que isso.

Um mito que as mulheres tem que tirar das suas cabeças: um corpo assim ou assado não garante nada em matéria de relacionamento. Mulheres belíssimas sofrem rejeição. Mulheres tidas como referencia mundial de beleza são traídas. Pergunte à Jennifer Aniston ou à Demi Moore. Beleza não assegura fidelidade, nem amor, nem carinho, nem consideração nem um relacionamento saudável e duradouro. A resposta não está aí. Veja bem, a beleza exerce seu papel, não estou dizendo que ela ser irrelevante. O que quero dizer é muita gente acha que com a beleza tem uma garantia de que tudo dará certo e isto é uma mentira.

Se você está ao lado de alguém que dá tanta importância para a beleza, a ponto de fazê-la o pilar central de sustentamento de uma relação, comece a se preocupar, primeiro porque sempre existirá uma pessoa mais bonita do que a gente, segundo porque sempre existirá algum momento da nossa vida em que a beleza terá que ficar em segundo plano.

Outro equívoco é pensar que homem dá tanta importância à beleza e ao corpo. Olha, a gente gosta de beleza sim, mas não somos essa futilidade todas que vocês acham. Também não costumamos analisar partes do corpo setorizadas “Meu braço é gordo, Fulano não vai gostar” ou “Meu tornozelo é gordo, ele vai achar horrível” ou ainda “Estou com uma gordurinha aqui que ele vai achar feio”. Não! Ouviram o que eu disse? Não! Geralmente nós, homens, reparamos no conjunto. Não ficamos dissecando o corpo feminino trecho a trecho. Nós costumamos ser mais desatentos do que vocês. Imagine você nos primeiros dez segundos depois de acordar: esse é o nosso grau de atenção durante o dia todo para eventuais “defeitos” do seu corpo.

Não chame a atenção para os seus defeitos, porque periga ninguém perceber. O que para você salta aos olhos e é gritante, para os outros muitas vezes nem se nota. Ou, ainda que se note, sua simpatia, um sorriso bonito ou qualquer outra qualidade podem ofuscar eventuais imperfeições. Já falei aqui e vou repetir: quem não tem celulite é travesti e corpo só é tão importante quando é a única coisa que você tem a oferecer. Menos estresse. Se cuidar porque quer estar bonita SIM, se cuidar por medo da reação do Fulaninho NÃO.

Chega de tanta preocupação com estética pensando no julgamento dos outros. Vejo muitas mulheres que vivem fazendo dieta e treinam até a exaustão acreditando que Isto é necessário para seus relacionamentos. Aprendam conosco, homens, que nos achamos a oitava maravilha do mundo mesmo que tenhamos um corpo bem porcaria. Se você se achar maravilhosa, muita gente que te cerca vai acreditar em você. Beleza começa pela auto-estima.

, , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *