Minha dica motivacional de hoje vai para você que ainda pensa que pessoas portadoras de doenças crônicas devem ser poupadas do esforço de uma atividade física. Desde você que não se matricula na academia porque tem artrose e acha que o esforço de uma musculação vai te fazer mal, até você que tem um filho com asma e acha melhor pedir a dispensa dele de todas as aulas de educação física. Pessoas com doenças crônicas podem fazer atividade física? Podem não: DEVEM.

Para estas pessoas, a atividade física deve ser encarada como um remédio, algo que irá melhorar sua qualidade de vida. Mais do que atenuar os sintomas, a atividade física pode fazê-los desaparecer por completo. É um remédio que não intoxica o seu organismo, apenas faz bem, e ainda assim muitas pessoas recorrem a comprimidos antes de tentar a alternativa mais simples. Doenças crônicas como fibromialgia, osteoporose, osteoartrite, lombalgia e até mesmo hérnia de disco podem ser controladas, tratadas e algumas vezes curadas com a prática de atividade física.

Não precisa ser forte, não precisa levantar muito peso para se fazer musculação. Qualquer movimento que seja um esforço muscular gera benefícios. Não é preciso muita carga para se conseguir resultados e sim que o movimento seja um esforço para a pessoa, ainda que seja feito com uma pluma nas mãos.

Não gosta de academia? Tem dificuldade de deslocamento? Não tem problema, certamente um bom personal poderá ir até você e levar todo o material necessário para te treinar. Acredite, o que você irá pagar a ele, irá economizar em remédios e procedimentos médicos.

O poder da atividade física é tanto que vem sendo recomendado até mesmo para pacientes com Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla, dentro das suas limitações.

Então, você que pensava não ter condições de se exercitar, pense novamente. Os benefícios são inúmeros, pois além de combater a doença crônica a saúde melhora como um todo, assim como a qualidade do sono, o humor e ainda se previnem novas doenças. Dê uma chance à atividade física. Quando surge um novo remédio todo mundo corre para comprar, porque não tentar este remédio natural? Não é necessário que a carga seja muito pesada para que ela dê resultado, a carga deve ser pesada PARA VOCÊ, isso basta. Faça o teste. Se depois de dois meses você não se sentir melhor, eu deixo você voltar aqui e me dar uma bronca.

, , , , , , , , , , , , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *