Atendendo a alguns pedidos que chegaram pelas minhas redes sociais vou falar sobre alguns suplementos. Quem é leitor do blog sabe como eu sou chato quando o assunto é suplementação: tem que procurar um MÉDICO nutrólogo especializado em medicina esportiva para ingerir qualquer tipo de suplementação. Não é brincadeira, pessoas que tomam qualquer suplemento sem exames e orientação médica podem sofrer sérias conseqüências, inclusive morte. Sempre bato nessa tecla, porque sei que a maior parte dos alunos ignora esta orientação e, infelizmente, existem alguns profissionais de educação física que, a meu ver, são CRIMINOSOS e prescrevem suplementação sem ter cursado uma faculdade de medicina.

Hoje quero falar de um suplemento que está na moda para potencializar o treino e ajudar a ganhar massa muscular: Jack 3D. Eu sei que existem muitos leigos recomendando o uso do Jack 3D e muitas pessoas inocentes acreditando que se trata de algo inofensivo, que compram sem uma indicação médica. Pois saibam que pode causar até mesmo morte.

Para começo de conversa, o Jack 3D não tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para ser vendido no Brasil. Então saiba que quem te vendeu, vendeu na clandestinidade. Isso é um perigo, porque você não tem nenhuma garantia de que o conteúdo é de fato Jack 3D puro, que está na validade ou que é indicado para você. Sim, existem pessoas que falsificam suplementos, é mais comum do que você imagina e eles vem lacrados em embalagem praticamente igual à do original. Como o original não pode ser vendido no Brasil, sequer há a possibilidade de comparação.

Mas a falsificação é apenas parte do problema. A composição do Jack 3D é altamente questionável. Ele possuí substâncias que seriam, originalmente, usadas para tratar distúrbios de ansiedade e depressão. Sentiu o perigo? Quando uma pessoa em estado normal toma uma substância pensada para uma pessoa deprimida, fica eufórica e acaba suportando um ritmo de treinamento mais puxado. Use o bom senso: parece razoável tomar por conta própria substâncias usadas para tratar a depressão?

O Jack 3D possuí diversas substâncias que podem (eu disse PODEM) ser prejudiciais ao organismo, como por exemplo a creatina, que mal dosada pode sobrecarregar os rins e a teofilina, que pode causar problemas cardíacos. Também possuí outras substâncias que afetam o sistema nervoso simpático, aumentando a frequência cardíaca. Pessoas com tendência a hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e de tireóide podem sofrer sérias conseqüências com o uso irresponsável do Jack 3D. Muitas vezes a pessoa tem algum problema de saúde que ainda não apresentou sintomas e ingere a suplementação presumindo estar saudável, e acaba causando um mal a seu organismo, muitas vezes irreversível.

Outro problema é a quantidade ingerida. Como não pode ser comercializado no Brasil, seu rótulo é em inglês e muitas pessoas sequer entendem qual é a dose recomendada. Existem professores CRIMINOSOS que autorizam seus alunos a tomarem uma dose maior, colocando em risco suas vidas. E existem pessoas que tem titica de sabiá no lugar do cérebro e aumentam a dose por conta própria. O grande problema é muitas pessoas fazem uso e não sofrem efeitos colaterais sérios, então, quem vê isto, acha que Jack 3D é inofensivo. Só que você nunca sabe como o seu organismo vai reagir. Por isso a importância de acompanhamento médico. Porque deu certo com seu colega não quer dizer que não possa ter conseqüências desastrosas para você.

O Conselho Regional de Educação Física emitiu uma nota reafirmando que professores de educação física não podem prescrever qualquer tipo de suplementação e informando que profissionais que o estejam fazendo perderão seu registro e serão processados criminalmente também. Se você tem ciência de algum profissional de educação física que esteja recomendando suplementação, entre em contato com o CREF mais próximo e formalize uma denúncia, você pode estar salvando a vida do filho de alguém. A ANVISA também emitiu nota dizendo que alguns dos compostos do produto não estão autorizados para uso em suplementos no Brasil como a arginina, alfacetoglutarato, beta alanina e 1,3 dimetilamilamina.

 Eu sou contra o Jack 3D? De forma alguma. Eu sou contra o USO IRRESPONSÁVEL do Jack 3D. Recomendação de professor de educação física em matéria de suplementação é como pedir para um dermatologista operar seu cérebro. Suplemento só com orientação MÉDICA.

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Comments (2)

  1. Gisele 4 de setembro de 2015

    Nossa!comecei ir pra academia a quase dois meses preciso perde peso,e fico sempre de olho nas suas dicas lá no viber gloss amo aquele grupo,melhor grupo aberto do viber bjs

    1. Oseupersonal 4 de setembro de 2015

      Obrigado Gisele! Passarei o seu recado no grupo. Bjs

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *