verao pai avo jogando video game piscina crianca

Sabe aquele vilão que durante muito tempo é culpado por diversas maldades em uma história e com o passar do tempo ele se redime e se torna um grande aliado do bem? Então, isso resume um pouco a trajetória dos video-games nos últimos 30 anos. Como um produto que durante anos foi apontado como um dos principais fatores para aumento do sedentarismo entre os jovens pôde se reinventar e atualmente ser um grande incentivador para a pratica diária de atividade física? Nesse texto você vai entender como aconteceu.

Com o surgimento e a popularização dos video games, crianças e adolescentes começaram a ter atividades menos ativas e se limitaram a passar horas sentadas de frente a tv, deixando de lado jogos e brincadeiras que estimulavam não só a mente como também o corpo. Com isso muitos trocaram as brincadeiras em parques, praças e clubes pelos jogos de video game. Um estudo realizado pela  universidade de Oregon comprovou que o aumento do sedentarismo infantil cresciam quase que na mesma proporção dos lançamentos de jogos de video games. Com a grande preocupação pela saúde e prevenção de doenças cardíacas e obesidade, o video game se tornou junto com os computadores um dos grandes vilões a serem combatidos.

Com medo de perder espaço no mercado, as empresas de video game tiveram a sacada de se adaptarem ao público que se formava e que exigia mudanças radicais. Em 2006 chega no mercado o que seria o primeiro modelo do novo conceito de se jogar. Surgia o primeiro video game onde o usuário tem que se movimentar, fazendo com que o jogador participe de forma dinâmica durante todo o jogo. Outras marcas ao perceberem o sucesso deste novo conceito não ficaram atrás e desenvolveram outros mecanismos mas com o mesmo conceito, vale tudo, só não vale ficar parado.

Esta nova geração de video game permitem aos praticantes se movimentarem a todo momento durante o jogo e possuem níveis de intensidade pré-determinados para jogadores iniciantes ou pessoas com um bom nível de condicionamento físico. Fazendo com que o usuário sempre esteja num processo de evolução do seu condicionamento. A maioria dos jogos pedem pro jogador preencher algumas informações como idade, peso e altura para estabelecer valores de intensidade dentro de uma margem de segurança, mas vale lembrar que ninguém melhor do que você para ouvir seu corpo e estabelecer seus limites durante a prática dos jogos.

Então se você quer sair do sedentarismo e ainda não se identificou com nenhuma atividade ou voce tem um filho que começa a demonstrar sinais do sedentarismo, que tal arriscar uma atividade diferente e que você ainda pode fazer na companhia do seu filho?

A melhor atividade física é aquela que você consegue realizar com prazer e com maior freqüência semanal.

Boa sorte!

, ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *