Hoje vamos falar sobre mais um deles: atividade física na medida certa pode aumentar a fertilidade. Pode parecer pouco, mas estatísticas indicam que cresce cada vez mais a procura por parte de casais jovens a clínicas de fertilidade, especialmente as mulheres. Pois é, graças à rotina estressante e hábitos de vida incorretos a fertilidade também está sendo prejudicada. Será que em todos os casos é realmente necessário desembolsar uma quantia elevada e se entupir de hormônios para tentar ter um bebê?

Vamos entender porque a atividade física regular é positiva para a fertilidade? Quem acompanha o blog sabe que a prática regular de atividade física é determinante para a quantidade de gordura corporal de uma pessoa, pois se o corpo for exigido, ele “queima” a gordura e a usa como “combustível” para se exercitar, enquanto que se não for exigido, ele armazena esta gordura no seu corpo. Quanto mais saudável for a rotina de uma pessoa, maior as chances de que seu percentual de gordura estejam adequados a seu corpo e à sua idade.

O percentual de gordura influencia diretamente na fertilidade, sobretudo das mulheres, já que é o metabolismo dessas gorduras que controla os hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual podem influenciar na fertilidade de diversas formas, por exemplo na ovulação. Um organismo saudável é um organismo apto a reproduzir. Se o seu organismo percebe que está saudável, ele vai dar “o melhor de si” para procriar. O corpo humano tem por objetivo a reprodução, mesmo que você não tenha

Porém se algo está fora da ordem, o corpo pode, como uma espécie de mecanismo de defesa, dar um “pause” na sua intenção de procriação. Estudos comprovam que mulheres com índice de gordura corporal adequado são mais férteis do que aquelas com o índice acima ou abaixo do indicado. . Não sou eu quem diz, é um estudo publicado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (American Society for Reproductive Medicine – ASRM), que constatou que atividade física de intensidade moderada pode ajudar mulheres a engravidar mais rapidamente.

Atenção, estamos falando de percentual de gordura RECOMENDADO, não do percentual de gordura que VOCÊ acha que tem que ter (porque toda mulher do mundo está sempre querendo perder 2kg?). Mulheres que se submetem a dietas radicais ou exercícios em excesso acabarão por reduzir sua fertilidade tanto quanto aquelas que estão acima do peso. Nada de excessos nem de radicalismos.

Estudos também mostram que os homens podem se beneficiar da atividade física no quesito fertilidade. Um estudo realizado pela  Harvard Medical School constatou que homens que ingerem “junk food” (vulgo “Mc Porcarias”) e estão acima do peso tem uma redução de mais de 40% na sua contagem de espermatozoides. Cientistas acreditam que isso aconteça porque o excesso de tecido adiposo (gordura) no corpo masculino transforme a testosterona (hormônio tipicamente masculino) em estrogênio (hormônio tipicamente feminino). A boa notícia é que isso pode ser reversível: com atividade física e uma alimentação melhor (dando preferência a alimentos com ômega 3, por exemplo) pode normalizar a situação.

Fica aí a dica para todos os casais que estejam planejando ou tentando um bebê: atividade física moderada, ou seja, entre três e quatro vezes por semana e entre uma e duas horas por dia, mais uma alimentação consciente. Vocês já viram os custos de um tratamento de fertilização? Dependendo do caso e do tempo de duração, o preço pode chegar aos seis dígitos, ok? Não custa nada tentar um método gratuito e não invasivo que de quebra ainda vai te trazer inúmeros outros benefícios.

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

Snapchat: Oseupersonal

, , , , , , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Comments (4)

  1. Tais 21 de maio de 2016

    Cada vez fico mais impressionada com a tua capacidade e facilidade de citar as atividades fisicas englobando áreas da saude de forma tao expressiva. Dificil encontrar profissionais como vc ( ao menos aqui no Sul) . Parabéns mais uma vez e continue trazendo essas informações diferenciadas p a gente. Um abraço Tais

    1. Oseupersonal 23 de maio de 2016

      Poxa Tais que honra receber esses elogios. Apenas tento de alguma forma passar com uma linguagem mais informal e de fácil compreensão o que as vezes alguns prifissionais e a mídia não fazm pois esquecem que a maioria das pessoas que buscam essas informações são leigas e não compreendem a linguagem técnica. Mas fico muito grato e feliz com seu elogio. Beijos!

      1. Tais 24 de maio de 2016

        Parabéns! Continue q vc tá super conseguindo. ✌

        1. Oseupersonal 25 de maio de 2016

          Obrigado!!!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *