Falando sobre termogênico, já estou acostumado a ouvir os seguintes diálogos: “Estou tomando um termogênico que uma amiga minha também está tomando e diz que é ótimo. Comecei tomando um de manhã e um à tarde, agora na segunda semana decidi tomar um à noite também para aumentar o efeito. O problema é que estou sentindo alguns desconfortos estomacais, tonteiras, enjôo, tremedeira e insônia, isso é normal? Qual é a pior coisa que pode acontecer se eu fizer uso incorreto de um termogênico?”

Lembra quando a gente falou sobre os alimentos termogênicos? Pois é, o suplemento termogênico atua pelo mesmo princípio, só que de forma muito mais concentrada e muito mais potente. Quando ingerido de forma correta, as calorias provenientes da gordura corporal são transformadas em energia, o que faz com que a gente queime muito mais gordura do que o normal. Com isso a pessoa ganha mais disposição e energia para o treino.  Quando ingerido de forma errada, pode causar problemas cardíacos, estomacais, crises de ansiedade e outros problemas sérios.

Neste ponto sempre tem uma pessoa que pergunta: “Como faço para ingerir um termogênico da forma correta”. Minha resposta é uma só: procurando orientação de um profissional da área, preferencialmente um médico nutrólogo especializado em medicina esportiva. Existem diversos tipos de termogênicos e diversas formas diferentes de utilização. Cada pessoa tem um objetivo, uma necessidade e particularidades em seu organismo que muitas vezes ela mesma desconhece. Não se toma termogênico por indicação de professor de educação física, muito menos por indicação de amiga.

Vale lembrar que o termogêncio por si só não resolve a vida de ninguém. Sem muito treino, alimentação correta e muitas horas de sono, nada feito. Ingerir muita água, comer de três em três horas, dormir no mínimo oito horas por noite, treinar pesado pelo menos três a quatro vezes na semana são o básico do básico que você vai ter que fazer. Termogênico não faz milagres.

Mais uma coisa: não sei qual é o termogênico que você está tomando, mas, normalmente, se inicia com apenas um comprimido por dia na primeira semana, para que o corpo tenha oportunidade de se adaptar aos poucos. Em alguns casos se passa para dois comprimidos por dia, um na parte da manhã e um na parte da tarde. Nunca vi ninguém tomar termogênico na parte da noite, muito menos por conta própria. Sabe porque? Porque termogênico contém altas doses de cafeína e outras substâncias que tiram o sono, então, por mais que você malhe absurdamente bem, vai chegar em casa e não vai dormir. Sabemos que a recuperação muscular se dá durante o sono, então, de nada adianta malhar bem e não dormir, você apenas estressa seu músculo e não tem qualquer ganho.

Esse pensamento de aumentar a quantidade para aumentar o resultado tem que se modificado. Existem pessoas que fazem isso até com medicamentos! Não é assim que funciona. Uma dose a mais é tão prejudicial quanto uma dose a menos, algumas vezes é ainda pior. Os melhores resultados possíveis serão obtidos com a dose RECOMENDADA, aumentando a dose por conta própria você corre o risco de diminuir os resultados e causar danos à sua saúde.

Por fim, não acredito que vou ter que responder isso: desconfortos estomacais, tonteiras, enjôo, tremedeira e insônia NÃO SÃO NORMAIS. São sinais de que algo está errado.  Você sabe disso, mas está tão fissurada em tomar o tal termogênico que está procurando alguém que lhe diga que isso é normal. Não serei eu a dizer. NÃO, NÃO É NORMAL e recomendo que pare AGORA.

Vou repetir mais uma vez: termogênico se toma com prescrição MÉDICA. Se alguém está jurando para você que é inofensivo e que pode tomar sem riscos, de dois um: ou a pessoa é muito desinformada ou é muito mal intencionada. NÃO EXISTE EXCEÇÃO: termogênico só com orientação médica.

Você perguntou “Qual é a pior coisa que pode acontecer se eu fizer uso incorreto de um termogênico?”. A pior? Morte. Pare agora.

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, , , , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *