É muito comum escutar pessoas dizendo que não querem praticar musculação porque “quando para, cai tudo”. Será que isso é verdade?

Não, não é. Infelizmente, com o tempo, cai tudo de quem malha e de quem nunca malhou também. A Lei da Gravidade é democrática. O que acontece é que em treina regularmente está acostumado a um corpo mais firme, com mais massa muscular e quando para de treinar, perde um pouco de massa muscular com relativa rapidez, o que faz a pessoa acreditar que sofreu um grande estrago pelo decréscimo qualitativo do seu corpo em um curto período. Mas, basta um exercício imaginativo para perceber que se esta mesma pessoa nunca tivesse treinado, seu corpo estaria bem pior.

Sim, musculação é “prisão sem grades”, mas no sentido de que, para manter seu corpo como está, é preciso continuar treinando. Musculação (como qualquer outra atividade física) não oferece resultados perenes, eternos. Isso não quer dizer que seu corpo piore se você parar de treinar. Ele apenas volta a ser o que sempre foi antes da musculação. Pode até ocorrer uma piora qualitativa, porém não é como efeito colateral da musculação em si.

Mas, sempre tem algum sádico que nutre ódio por atividade física para mandar um e-mail propagando estas lendas urbanas. Daí vem aquelas fotos de uma pessoa cheia de dobras, parecendo um Sharpei, acompanhada de uma história triste sobre como a musculação embarangou aquele praticante. Em casos extremos de usuários de anabolizantes pode ocorrer um excesso de pele ou flacidez, mas a culpa não será da musculação e sim dos hormônios. Se você treinar dentro dos limites do seu corpo, jamais esticará a pele de modo a que ela não volte ao normal quando sua massa muscular diminuir.

Outra injustiça é colocar na conta da musculação quando a pessoa engorda. Fulaninha parou de treinar e engordou? A culpa não é da musculação, é da Fulaninha que, sabendo que estava gastando menos continuou comendo mais. Parar de treinar não engorda, porém parar de treinar implica em um gasto calórico menor e por isso se a pessoa mantiver a mesma alimentação pode acabar engordando. A solução é simples: gastar calorias de outra forma ou colocar menos calorias para dentro.

Musculação não vai piorar seu corpo. Muito pelo contrário, musculação vai te dar um benefício eterno de poder voltar a treinar a qualquer momento e recuperar a boa forma com rapidez (para mais informações leia a postagem sobre memória muscular). Qualquer piora estética que ocorra depois da interrupção da musculação pode ser creditada à genética, à idade ou à Lei da Gravidade, mas não à musculação. Quem te falar o contrário desconhece o assunto.

Pode investir na musculação, porque é uma das melhores modalidades de atividade física na relação custo/benefício, sobretudo no que diz respeito a saúde e qualidade de vida. Nada de terrível vai te acontecer quando você parar, ao menos nada que não fosse acontecer naturalmente.

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

 

, , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *