Você sabia que a obesidade infantil é, atualmente, um problema de tal proporção que a Organização Mundial da Saúde o trata como uma epidemia? O problema é preocupante.

Estima-se que na maior parte dos casos a obesidade infantil seja fruto de alimentação inadequada com sedentarismo. Sabemos que a realidade atual nem sempre permite que crianças se alimentem e se exercitem como deveriam, mas existem alguns sinais de alerta que muitos pais desconhecem (alguns até acham “bonitinho”) que devem disparar um sinal de alerta para tentar reverter a situação.

O número de horas passadas na frente da TV ou do computador ou de qualquer outro aparelho que estimule o sedentarismo deve ser controlado pelos pais. Especialistas indicam que não passe de uma hora diária, mas nós sabemos que muitas vezes não é tão simples assim. Então, minha sugestão é que, na medida do possível, estimulem-se jogos eletrônicos que obriguem a movimentação da criança para sua prática. Existem diversos vídeo-games com esta filosofia no mercado.

O aparecimento de gordurinhas localizadas antes dos quatro anos de idade também pode ser um indicativo de que está ocorrendo um excesso na alimentação ou uma deficiência no exercício. O risco dobra se os pais são obesos, uma vez que existe uma carga genética que poderá contribuir para a obesidade das crianças.

No quesito alimentação, tenho até vergonha de opinar, pois só sabe o trabalho que dá quem tem criança em casa. Muito fácil chegar aqui e dizer que uma criança deve comer frutas, legumes e verduras, típico de quem não tem filhos! O que posso te dizer é que se você fizer um prato bonito, lúdico e atraente com alimentos saudáveis as chances de sucesso são maiores: legumes cortados em formato de barquinhos, carrinhos ou bonecas, verduras que desenhem carinhas felizes ou qualquer outro artifício do tipo podem ajudar.

O mesmo vale para atividade física. Criança não é cachorro, que faz o que o dono manda. Muitas vezes a criança não quer e os danos de obrigá-la a praticar uma atividade indesejada podem ser tão nocivos quanto a própria obesidade. Crianças, sobretudo as de hoje, tendem a se aborrecer com atividades rotineiras.

Justamente para evitar isso existe personal trainer com especialização em crianças: cada dia ele vai praticar a atividade que a criança quiser. Toda semana ele pode lhe apresentar uma atividade nova. Sabendo lidar, ele estimulará a criança, que ficará sempre ansiosa pela próxima novidade. Trabalhei alguns anos com crianças e vi como elas obtém resultados rápidos quando bem estimuladas. O organismo das crianças é muito mais eficiente, em poucos meses elas conseguem melhoras inacreditáveis, basta que estejam motivadas.

Não é uma questão de estética, é uma questão de saúde. Uma criança obesa, se permanecer por muito tempo nesta condição, pode sofrer danos em sua saúde para o resto da vida. O  New England Journal Of Medicine publicou um estudo onde demonstra uma série de consequências extremamente prejudiciais para a vida adulta de uma criança obesa, ainda que ela emagreça quando adulta. As sequelas ficam. Não vou detalhar os problemas porque estou aqui para encorajar os pais e não para desesperá-los, mas confiem em mim, se você preza pela saúde do seu filho, mantê-lo no peso correto é tão importante quanto vaciná-lo.

Personal trainer para criança não é luxo, pois ao contrário dos adultos, a criança não pode se exercitar sozinha. Personal trainer para criança não é mero recreador, pois é extremamente difícil selecionar exercícios adequados, monitorar sua execução e manter uma criança constantemente motivada. Personal trainer para crianças é um profissional especializado que tal qual um pediatra, vai assegurar a saúde e a qualidade de vida do seu filho. Se o seu filho está acima do peso, encare um Personal trainer como se fosse um remédio que se compra toda semana na farmácia para garantir que seu filho tenha um futuro saudável.

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *