“Tenho uma dúvida: Me falaram que se eu tomasse anabolizantes eu poderia ganhar mais músculos de forma rápida e me deram até uma amostra grátis para que eu experimente. Eu queria experimentar, mas estou com medo de engrossar a minha voz e de ficar cheia de espinhas. Quais são os riscos reais de tomar anabolizante?”

Anônima

Falar sobre anabolizantes é sempre muito delicado. Ainda mais quando se tem poucas linhas para falar no assunto. Desde já quero deixar claro que meu objetivo aqui não é convencer ninguém a tomar anabolizantes, eu mesmo desencorajo minhas alunas a isso. Meu objetivo é informar a aqueles que estão decididos a fazer uso (ou já fazem) que é possível usá-los de forma segura e com melhores resultados. Quando a imprensa vende essa idéia que qualquer anabolizante sempre vai te fazer muito mal, desencoraja as pessoas a procurarem médicos e realizar acompanhamentos periódicos.

Existe uma vilanização muito grande dos anabolizantes, eu diria até exagerada. Sim, eles podem, eu disse PODEM, ter efeitos nocivos a nosso organismo, como qualquer medicação ingerida de forma irresponsável. Esta fama se deve ao grande número de pessoas que fazem uso inadequado e sem supervisão e muitas vezes sofrem conseqüências gravíssimas, chegando a pagar com a própria vida. Anabolizante é REMÉDIO. Remédio tomado sem prescrição médica e na quantidade inadequada pode colocar sua vida em risco.

Porém, existem formas mais responsáveis de usar anabolizantes, que podem minimizar muito seus riscos. É preciso estar acompanhado por um médico, que realizará todos os exames necessários para avaliar se você pode tomar, quanto e de que tipo. Mesmo depois de prescrito, é necessário que sejam realizados exames para acompanhamento, assim, qualquer conseqüência negativa que repercuta no seu organismo será detectada de imediato e você terá tempo hábil de suspender o uso antes de causar danos maiores.

Ao contrário do que dizem, não é certo que ao tomar anabolizantes você danificará seu organismo. O que é certo e inequívoco é que se você tomar por conta própria as chances de causar um mal são enormes. Mas, tomando com responsabilidade e seguindo as orientações médicas, é possível não causar danos.

Além do acompanhamento médico, é preciso que o usuário esteja ciente de todas as restrições que terá nesse período. Tomar anabolizante não é brincadeira. Serão necessárias restrições alimentares, provavelmente será completamente proibida a ingestão de bebida alcoólica e o fumo e uma série de outras restrições que não vem ao caso. Se fizer uso de anabolizantes tem que estar pronto para seguir estas restrições, caso contrário é receita para o desastre.

É algo que envolve riscos SIM. Porém não é esse bicho papão que insistem em divulgar, quase que equiparado ao consumo de drogas. Não necessariamente vai te deixar doente, nem mudar a sua voz, nem te deixar masculinizada, nem te deixar impotente, nem te deixar caída ou gorda quando você parar. O que faz isso é a postura errada da pessoa que toma anabolizantes, e não os anabolizantes em si.

Sim, é possível tomar anabolizantes de uma forma relativamente segura. Porém é caro e demanda muito trabalho e restrições. As pessoas querem resultados sem esforço e acabam apelando para formas menos seguras de uso. Quando tudo dá errado, culpam os anabolizantes. Desculpe, mas em 99% dos casos a culpa é dos usuários.

Quero deixar claro que não estou defendendo o uso de anabolizantes. Nunca tive uma aluna que não tivesse alcançado o corpo que queria apenas com treinamento, dieta e suplementação. Para pessoas comuns, não vejo a menor necessidade de utilizar anabolizantes. Sou contra atalhos e caminhos fáceis, pois infelizmente para esculpir um corpo é preciso tempo, sacrifício e esforço. Porém, sei que em alguns casos o uso de anabolizantes pode ser necessário, como por exemplo em alguns fisiculturistas ou atletas.

O objetivo desta postagem é te alertar que o principal perigo não é o anabolizante em si, e sim a forma como é usado. Conheço muitas pessoas que fizeram uso e se encontram em perfeita saúde com corpo muito bonito mesmo depois de parar. É comum inclusive, entre as mulheres, usar anabolizantes em baixa quantidade por um curtíssimo período de tempo para ganho rápido de massa muscular e depois fazer sua manutenção apenas com treinos e suplementação comum.

Não caia nessa histeria que se usar anabolizante você vai ter câncer, vai morrer, vai passar mal, vai ficar com voz de homem, vai ficar impotente e vai ter problemas cardíacos. Isto só vai acontecer se você usar anabolizante sem prescrição e acompanhamento de um bom médico, em doses erradas e por períodos errados. Com acompanhamento constante existe um mínimo de segurança.

E essas pessoas que a gente vê, cheias de espinhas, com voz alterada, com corpo deformado, com rosto diferente e com tantas outras marcas do anabolizante, são pessoas que fizeram uso excessivo, errado e abusivo por longos períodos de tempo. Ninguém fica assim em poucos meses. Tem atrizes famosas que tomam anabolizante (para secar, não para ganhar músculos – existem diversos tipos para diversos objetivos, dentre eles perder gordura) e que ninguém desconfia, pois são super femininas. Mas se mantém magrinhas e sequinhas com essa ajudinha extra.

Fato: anabolizante sem prescrição e acompanhamento médico tem todos os riscos do mundo, inclusive risco DE MORTE. Não faça isso.

Não estou te mandando tomar anabolizantes. Estou te mandando PROCURAR UM MÉDICO e FAZER UM ACOMPANHAMENTO se for tomar anabolizantes. Espero não ser mal interpretado.

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

Snapchat: Oseupersonal

, , , , , , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *