Existem formas melhores para conseguir seu abdomen com quadradinhos...
Existem formas melhores para conseguir seu abdomen com quadradinhos…

Quase todos os dias recebo emails de leitores do blog ou de alunos sobre um único assunto:abdômen. Já que parece ser uma duvida comum, decidi escrever esse texto e desmistificar alguns pontos sobre essa musculatura tão cobiçada e principal referência de boa forma.

A região abdominal é composta pelas seguintes musculaturas:  reto do abdômen¸ oblíquo interno¸ oblíquo externo¸ que propicionam flexão Antero-posterior do tronco e lateral da coluna. O fortalecimento destas musculaturas é importante não só pelo fator estético, mas também por serem músculos antagonistas da coluna e consequentemente importantes para melhora da postura.

Além de exercícios específicos para essas musculaturas, uma dica bacana é realizar todos os exercícios do seu treino com o abdômen contraído. Sim, além de estimular a musculatura doabdômen de forma isométrica, a contração do abdômen estabiliza o tronco e melhora a postura durante a execução dos exercícios.

Vale lembrar que contrair o abdômen não é encolher a barriga. Ao contrário de quando você encolhe a barriga, com o abdômen contraído é possível respirar normalmente. Para realizar exercícios com abdômen contraído é necessário uma concentração especial. É comum durante a execução dos exercicios perdermos a concentração e com isso relaxamos o abdômen, comprometendo assim o objetivo do treino ou a postura correta.

Um erro muito comum também é realizarem treino de abdômen TODOS os dias. Pessoal, abdômen é um músculo como o peitoral e o bíceps, e com isso me vem a pergunta: Você treina peitoral TODOS os dias? Então vamos respeitar o tempo necessário para a recuperação muscular do abdômen também. Mas aí alguns leitores já me questionaram: “Eu treino abdômen todos os dias porque divido um dia de supra e outro dia de infra.” Sem querer decepciona-los, mas é praticamente impossível isolar uma região da outra durante sua utilização. Ou seja, por mais que você não esteja treinando especificamente aquela região do abdômen ela esta sendo estimulada por conta do exercício e por conseqüência não está sendo respeitado tempo de recuperação muscular.

Com isso minhas recomendações finais são: Procure manter o abdômen contraído durante a execução de TODOS os seus exercícios e realize treinos de abdômen dia sim, dia não para dar tempo o tempo necessário da musculatura se recuperar.

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Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

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