Durante muito tempo, determinados grupos de pessoas foram proibidos de realizar musculação, porque se entendia, erroneamente, que esta atividade poderia causar prejuízos à saúde. Grupos como idosos, gestantes, adolescentes, diabéticos, portadores de cardiopatias e outros. Com o passar do tempo, descobriu-se que a musculação, além de não ser conta indicada, poderia ser extremamente benéfica para estes grupos, criando, de forma repentina, uma demanda destes clientes por profissionais aptos a atendê-los.

Fato: estes grupos especiais realmente podem se beneficiar em muito com a prática de musculação e melhorar de forma significativa sua qualidade de vida. Porém, por mais que seja recomendada a prática de atividade física, em especial a musculação, é preciso ter em mente que são grupos que exigirão alguns cuidados especiais. Não é razoável pensar que uma grávida, por exemplo, pode realizar qualquer exercício sem nenhum tipo de cuidado ou restrição.

Muitas vezes as pessoas não tem essa consciência e não se preocupam em buscar um serviço diferenciado, com um profissional da área que tenha formação própria para entender e respeitar as limitações necessárias e direcionar o treino de forma a proporcionar benefícios sem causar danos. O que se escuta é que “os médicos recomendam musculação!”, mas é preciso lembrar que não é QUALQUER musculação, e sim um treino cuidadosamente elaborado, preferencialmente por uma equipe multidisciplinar e sobretudo por um professor de educação física com estudo aprofundado daquela particularidade, como uma pós-graduação ou mestrado.

As boas academias costumam ter um programa especial com profissionais especificamente treinados para atender estes grupos e garantir que a atividade vai trazer apenas benefícios, sem danos colaterais. São professores que, além de passar por rigorosos processos seletivos com provas teóricas, ainda são submetidos periodicamente a palestras, congressos, cursos de atualização e publicações sobre sua área de atuação. Isto se justifica porque não é exigível que um profissional saiba tudo sobre todas áreas de atuação de sua profissão. Para ser bom naquilo que faz, muitas vezes ele precisa ter um conhecimento específico, aprofundado. Você não pediria para um dermatologista realizar uma cirurgia cardíaca, pediria?

Na Educação Física, como em qualquer outra profissão, eventuais casos mais complexos exigem profissionais com formação específica e conhecimento aprofundado em determinada área. Não é frescura, é uma necessidade real. Por isso recomendo que se você se enquadra em um desses grupos que podem ter restrições no momento de executar uma atividade física, se assegure de procurar uma academia que forneça esse tipo de serviço especializado. Ninguém economiza quando vai procurar o cirurgião que irá operá-lo, porque sabe sua vida está em jogo. O pensamento deve ser o mesmo ao selecionar o profissional que vai elaborar e acompanhar seu treino. Pagar para obter uma vida mais saudável, melhora na qualidade de vida e até mesmo mitigar ou eliminar um problema de saúde não é gasto, é investimento.

Você sabia que existem professores que tem registro junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF) e que nunca cursaram uma faculdade? Eles não exercem a profissão ilegalmente, há uma lei que lhes confere esse direito. Como a profissão só foi reconhecida recentemente, quem já atuava como professor, ganhou o direito, por lei, de continuar trabalhando. Quem ainda não era professor, dali para frente, teve que cursar a faculdade e obter um diploma. Não quero desmerecer os professores que não cursaram faculdade (chamados de “provisionados”), porém uma pessoa que nunca teve uma única aula de anatomia, nutrição ou fisiologia pode não estar apta a lidar com situações complicadas como elaborar um treino para um cardiopata, uma gestante ou um idoso. Se o profissional for estudioso e dedicado, evidente que poderá fazê-lo, mas… como saber? Não pense que o registro no CREF é garantia de qualidade, pois existem professores com registro no CREF que nunca cursaram faculdade e infelizmente nunca abriram um livro de anatomia na vida. Mais: conheço academias onde todos os professores são provisionados, sem diploma e procuram esconder este fato a todo custo.

Vou contar uma história real que me foi relatada por uma aluna. Ela sofre de condromalácia nos dois joelhos e estava sendo orientada por um professor de uma academia qualquer a fazer um exercício que sabia ser nocivo para sua condição. Então, ela disse a ele: “Você já ouviu falar em condromalácia?”, e ele respondeu: “Já, já ouvi sim, fica na África, né?”. Na mesma hora ela trancou a matrícula e se mudou para outra academia. Acredito que ela tenha evitado uma cirurgia de joelho. Como a profissão foi praticada por muitos anos por pessoas sem qualquer qualificação profissional, apenas conhecimento empírico, criou-se esse mito de que professor de educação física não precisa de estudo. Não é verdade. Um professor de educação física sem conhecimento pode até mesmo provocar a morte ou a deficiência permanente de um aluno.

O assunto fica ainda mais complicado quando falamos em adolescentes, que podem ser influenciados por professores irresponsáveis e instigados a fazer uso de diversos suplementos indevidamente prescritos que podem acarretar diversos danos à sua saúde, inclusive morte. Um professor com uma boa lábia pode facilmente convencer o aluno de que o produto é seguro, afinal, ele terá interesse na venda, já que vai acabar lucrando com isso.

Por isso, invista em você e na sua família, na segurança, na saúde. As pessoas não pensam duas vezes antes de procurar bons médicos, deveriam aplicar o mesmo raciocínio na hora de procurar um bom profissional de educação física, porque sim, faz toda a diferença. A única forma pela qual você pode ter certeza que está nas mãos de um profissional dedicado e apto para prescrever sua série é freqüentando uma academia que ofereça este serviço especializado para grupos que demandam um conhecimento mais específico e aprofundado, que faça um processo de seleção cuidadoso e que se preocupe em manter seus profissionais constantemente atualizados.

É a sua vida. Você merece. Não barganhe com a sua saúde.

 

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *