Ao contrário do que muita gente ainda pensa, depressão não é “frescura”, não é “coisa da cabeça da pessoa” e não é algo que, via de regra, se possa superar apenas com força de vontade. Pensar assim é cruel, porque impõe uma tarefa impossível à pessoa que está deprimida, fazendo-a se sentir um fracasso.

Depressão não é uma mera tristeza por um evento desagradável. Depressão não é fruto da imaginação da cabeça da pessoa. Depressão é um desequilíbrio bioquímico no cérebro da pessoa, que não tem culpa alguma por este acontecimento e não pode, apenas com força de vontade, normalizar a situação, assim como o diabético não pode apenas com força de vontade produzir mais insulina.

Depressão tem vários graus. Muitas vezes um grau leve permite que a pessoa continue trabalhando, levando uma vida relativamente normal, mas com muito custo e sofrimento. Depressão nem sempre é aquele quadro estereotipado de uma pessoa que não levanta da cama. Uma pessoa deprimida por ter muita dificuldade para realizar tarefas do dia a dia, inclusive atividade física. Por isso, se você vem sentindo sintomas que acha que podem ser depressão ou se convive com alguém que está passando por isso, a melhor forma de ajudar não é aquela motivação clássica de “Vamos lá! Força! Levanta da cama! Vamos malhar!”. Depressão tem tratamento, basta admitir o problema e procurar um bom médico.

Não cabe a mim falar sobre os sintomas de depressão ou sobre diagnóstico. Não tenho competência para isso. Só posso te dizer que a prática regular de atividade física previne e até mesmo atenua sintomas depressivo, porém não deve ser imposta de forma forçada. Se a pessoa atualmente não tem condições de se exercitar, compreenda e ajude, acompanhando-a a um médico. Chamar de “preguiçoso”, recriminar que ela “está se entregando” ou jogar na cara os danos estéticos que o sedentarismo está promovendo podem parecer motivacional mas não são, podem inclusive agravar o caso.

Fique atento. Estima-se que 20% da população mundial sofra de depressão em algum momento da vida. É um número alto. Muitas vezes a própria pessoa deprimida não consegue identificar com clareza o problema. É preciso dedicar parte do seu tempo para olhar com atenção para as pessoas que estão ao seu lado e realmente vê-las, perceber suas necessidades e sua realidade. Faça isso antes de dar um choque motivacional em alguém. Isso vale também para todos os profissionais de educação física, pois muitos, com a melhor das intenções, são rudes com pessoas fragilizadas na hora de motivar.

Se você acha que pode estar passando por um período depressivo, esta é a minha motivação para você: VOCÊ NÃO TEM CULPA, é um distúrbio bioquímico. Parece que não vai passar nunca, mas VAI PASSAR SE VOCÊ SE TRATAR. Não é demérito ter depressão, não é coisa de gente fraca e definitivamente não é exclusividade de mulher. Não há motivo para ter vergonha.

Procure ajuda, procure psicólogos e psiquiatras para que eles avaliem se de fato se trata de depressão e qual é a melhor abordagem. Eles irão te ajudar e quando você se sentir melhor, poderá praticar atividade física, que vai garantir a liberação de substancias que promovem o bem estar e te ajudarão a controlar o problema. Pode ser que você não tenha nem ao menos vontade de se tratar, mas acredite em mim, vai valer a pena. Quando você vivenciar muitas alegrias no futuro vai olhar para trás e pensar: “ainda bem que procurei ajuda”.

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Comments (5)

  1. Lays 16 de novembro de 2015

    Bruno tudo o q vc disse e verdade, as pessoas não entendem e acabam piorando a situação com essas tentativas de nos motivar…e muito difícil seguir em frente, a atividade física ajuda muito, mesmo tendo dias que não tenho forças pra fazer exercícios…mas quando estou em um período bom é o que me sustenta e a atividade física. assistir o snap dos treinos da Fernanda Sousa ajuda muito ela passa muita força de vontade, tem dia me inspiro nisso pra levantar e fazer a minha atividade física, com isso já perdi 15 kg e estou superando uma depressão.

    1. Oseupersonal 22 de novembro de 2015

      Fico feliz que de alguma forma conseguimos mesmo a distancia ajudar alguém a ter hábitos mais saudáveis. Agradeço a palavras e força e foco nos treinos. Beijos!

  2. geomax 16 de novembro de 2015

    otimo texto que vc colocou no site ameii viu primeira fez que abri o site e ameii viu pela mensagem j tive depressão doais vezes agora eu tou bem final do mes acabo de tomar os remédios vai fazer 4 anos que tou e tratamento pisiquiatro tou malhando e cada dia mim sinto bem melhor obrigado pelas digas !!!

    1. Oseupersonal 22 de novembro de 2015

      Fico feliz em poder ajudar de alguma forma. Continue o tratamento e siga em frente! Abs

  3. Andres Diniz 11 de fevereiro de 2016

    Amei o conteúdo e principalmente o título… Fantástico!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *