beach-training-fernanda-souza (9)

Vocês que me acompanham através das redes sociais certamente já me viram utilizar o CrossCore com diversos alunos meus como: Fernanda Souza, Thiaguinho, Samara Felippo, Camila Rodrigues e tantos outros . Mas você sabe o que é o CrossCore? Sua origem? Sabe qual o conceito deste treinamento? Sua principal diferença entre ele e seu concorrente direto, o TRX? Então neste texto vou esclarecer ao máximo os principais benefícios deste treinamento.

Tanto o CrossCore quanto o TRX tem o mesmo fundamento: O treinamento suspenso, que consiste em utilizar como sobrecargas nos exercícios o peso do próprio corpo de acordo com o grau de inclinação aplicada durante as execuções. Para falar do CrossCore é preciso saber de sua origem e de como ele se desenvolveu.

Durante a guerra do Iraque no Afeganistão, os militares da tropa de elite da Marinha Americana também conhecidos como “Seals” sentiam a necessidade de praticar algum tipo de atividade física, mas por estarem em um ambiente hostíl e sem estrutura para qualquer tipo de atividade improvisaram e fixaram nos tanques de guerra cintas e mosquetões de paraquedas. Com essa estrutura fixada começaram a se exercitar e perceberam que quanto maior o grau de inclinação que eles aplicavam durante os exercícios, maior a força necessária para realização do mesmo. E assim se iniciava o conceito do treinamento suspenso.

Após a Guerra, alguns destes soldados regressaram ao país e buscaram em conjunto com profissionais da área de fisiologia e biomecânica desenvolver um equipamento que fosse tão simples, seguro e portátil de ser transportado como as cintas de paraquedas. E desta forma foi desenvolvido o TRX, um equipamento prático, seguro e de fácil manipulação. Com o tempo foi percebido a limitação em alguns exercícios de não poder executá-lo de forma unilateral. Partindo desta limitação, foi desenvolvido o “War Machine”ou como é conhecido no Brasil, o CrossCore.

O CrossCore teve este nome no Brasil por decisão dos seus representantes, pois sua entrada no mercado nacional conscidiu com a tomada e instalação da UPP no complexo do Alemão, com isso o nome “War Machine”poderia soar de forma inconveniente com situação que o país se encontrava.

A principal diferença entre o CrossCore e o TRX é o sistema de pino e roldana que o CrossCorepossui. Quando destrava retirando o pino, ela possibilita a execução de exercícios de forma unilateral, gerando assim uma infinidade de exercícios. Podemos utilizar não só o corpo como sobrecarga, como outros equipamentos: Kettlebell e anilhas.

Apesar da infinidade de exercícios para pernas e braços que este tipo de treinamento oferece, a musculatura que é mais exigida durante todo o treinamento por conta da postura e posicionamento que o corpo precisa estar para uma boa execução dos exercícios é o abdômen. O abdômen é estimulado e recrutado durante qualquer exercício realizado no treinamento suspenso.

Com sua facilidade de transporte, instalação e variação de exercícios, não é preciso saber o por que de tanto sucesso entre seus praticantes. O treinamento suspenso não oferece apenas uma nova atividade, ela proporciona liberdade para realizar seus exercícios em outros ambientes: praias, parques ou até mesmo dentro de sua própria casa. Aproveite!

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, , , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *