Quando o peso está adequado à altura é sinal de que a pessoa não precisa perder gordura. Verdadeiro ou Falso? FALSO.

Façam um favor para mim: joguem suas balanças no lixo. As pessoas dão muita importância para o peso e isso acaba sendo contraproducente. O peso não é o indicativo mais seguro para acompanhar sua evolução na prática de uma atividade física. A prova disso é uma pesquisa realizada apenas com modelos magérrimas onde se constatou que boa parte delas são classificadas como OBESAS.

É isso aí que você leu. Meninas de 1,80m e 50kg são OBESAS. O que faz uma pessoa ser classificada como obesa não é apenas o peso marcado pela balança. Estas meninas pesam muito pouco, é verdade, porém este peso vem em grande parte de gordura e não de músculo. Ao serem avaliadas, foi constatado um índice de gordura corporal acima de 30%, o que é muito pouco saudável. Mulheres normais oscilam na faixa dos 15 a 25% de gordura corporal. Você deve estar se perguntando como é que uma modelo que não come quase nada tem tanta gordura corporal.

Resposta: as dietas malucas e super restritivas que elas fazem. Graças a essas dietas radicais, elas acabam detonando os próprios músculos, que viram fonte de energia para um organismo desesperado. Este mesmo organismo desesperado se assusta com a escassez e estoca o máximo de gordura que consegue. Resultado: pouca massa magra e muita massa gorda. Consequência: sérios problemas de saúde a longo prazo. Está na hora de derrubar esse mito de que pesar pouco na balança é sinônimo de saúde.

pig

Vocês também devem estar se perguntando como elas tem aquelas medidas tão pequenas estando tecnicamente obesas. O que acontece é elas não tem muita gordura corporal, na verdade a gordura corporal em quantidade é pouca, só que comparada com a massa magra, a quantidade é excessiva. É como se você colocasse três pimentas vermelhas no seu sanduiche. Três pimentas vermelhas não é muita coisa, mas para um sanduiche pequeno, é um excesso.

Não se deixe enganar pela balança. Você não tem que almejar um peso X. Isso é massacre de uma ditadura da estética que não tem nada a ver com saúde. Se você quer um corpo saudável e bonito, procure saber seu percentual de gordura corporal. Também não caia na furada do Índice de Massa Corporal (dividir seu peso em quilos pela sua altura ao quadrado) porque muitas vezes ele tem resultados deturpados. Por exemplo, mulheres muito baixas e com considerável massa muscular poderão acreditar que estão obesas. O IMC da Scheila Carvalho, em seus tempos de dançarina, quando ela tinha menos de 10% de gordura corporal, indicava que ela era obesa. Sim, a mulher eleita um zilhão de vezes a mais sexy do mundo era classificada pelo IMC como obesa. Dá para confiar?

Quer emagrecer com saúde e estética? Percentual de gordura corporal. Não tem erro, não tem deturpação. Não conheço uma única mulher que tenha 10% de gordura corporal e não esteja com um corpo lindo. Mas conheço várias que estão ok na balança e no IMC e tem um corpo feio. Essas fórmulas prontas não se adaptam a todo mundo e acabam gerando uma busca inalcançável que causa muita frustração. Inúmeros fatores influenciam no seu peso, a gordura é apenas um deles. Os ossos, por exemplo, podem influenciar muito no peso de uma pessoa. Alguns tem ossos mais leves, outro mais pesados, por isso muitas vezes por mais que a pessoa emagreça, ela nunca vai ter aquele peso leve que almejava. Temos que parar de presumir que qualquer sobrepeso é gordura. E temos que parar de presumir que estamos com sobrepeso. Faça um exame para avaliar quem é quem no seu peso corporal: ossos, líquidos, gordura, músculos etc, e só depois afirme que está gorda.

Não se deixe enganar: magreza aparente pode esconder obesidade, quando a proporção de gordura é enorme quando comparada à massa magra. Estas pessoas terão sérios problemas de saúde no futuro. É por isso que eu sempre recomendo: nada de dietas radicais, cuidem de seus músculos. Cuidar dos músculos não significa ter um corpo musculoso. A forma mais saudável de emagrecer é se aliando a seus músculos!

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, , , , , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Comments (2)

  1. Charon 10 de março de 2016

    Muito boa esta explicação, eu era uma que vivia me pesando e acabava ficando frustrada pq sentia meu corpo menor, minhas roupas largas e na balança não estava chegando o número que desejava.

    1. Oseupersonal 10 de março de 2016

      Que bom que gostou. Volte sempre aqui para ler e comentar os textos.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *