O que são alimentos termogênicos? Segundo a nutricionista Davenize d’Orleans são alimentos que, quando ingeridos diariamente ajudam a queimar calorias,  aumentando o gasto calórico do organismo durante o processo digestivo e metabólico, o que pode resultar em um aumento  de até 10% das calorias gastas.

Estes alimentos podem ser de grande ajuda durante uma dieta, especialmente quando faltam aqueles útlimos quilos, os mais difíceis de perder, pois aceleram seu metabolismo aumentando a temperatura do corpo. Daí o nome: termogênicos.

São exemplos de alimentos termogênicos: pimenta, gengibre, vinagre de maçã, chá verde, canela, café preto, mostarda, brócolis, água de coco, cebola, alho, curry e guaraná em pó. Estes são apenas alguns exemplos, existem outros. Mas de nada adianta consumir estes alimentos com açúcar, gordura ou sódio. É necessário que eles sejam inseridos de forma diária dentro de uma dieta saudável.

É importante destacar que a quantidade ingerida não é proporcional ao efeito do alimento. Em bom português, não adianta comer dez colheres de pimenta por dia. O consumo exagerado destes alimentos pode trazer consequências desagradáveis para seu sistema digestivo e colocar em risco pessoas com cardiopatias, hipertensão e gestantes.

Por isso, a intenção desta postagem é apenas te apresentar aos alimentos termogênicos. Quero que você saiba que existem alimentos que podem aumentar e acelerar seu gasto calórico, te ajudando a emagrecer mais rápido. Porém o tipo de alimento apropriado e a quantidade deve ser discutida de forma criteriosa com um nutricionista.

Para você que teima em não procurar os profissionais que eu recomendo, aqui vai uma receitinha de um alimento de efeitos termogênicos que não faz mal a ninguém: água gelada. Isso mesmo, ao beber um copo de água gelada seu corpo vai ter o trabalho de aquecer esta água até que ela fique na temperatura corporal  (algo entre 36º e 37ºC) e este processo consumirá calorias. Para um gasto significativo de calorias, o ideal seria ao menos oito copos de água gelada por dia, totalizando uma queima de cerca de 200 kcal. É quase uma fatia de bolo de chocolate de perda calórica por dia!

Mas atenção: os alimentos termogênicos são ótimos auxiliares na perda de peso, mas eles sozinhos, sem uma dieta balanceada e atividade física, não chegam a surtir um efeito significativo. Funcionam bem para acelerar o processo desencadeado pela atividade física, mas não funcionam bem de forma autônoma.

Fica mais essa dica para você que quer acelerar o processo de emagrecimento, com um destaque especial para o chá verde, que foi objeto de pesquisa científica pelo American Journal of Clinical Nutrition, comprovando que se for consumido nos horários e quantidades adequadas acelera a perda de gordura. Como se isto não fosse o bastante, ainda melhora o aspecto da pele graças a sua grande quantidade de antioxidantes e de acordo com outra pesquisa do The Journal of the American Medical Association ainda teria o poder de prevenir doenças cardíacas.

Converse com seu nutricionista sobre os alimentos termogênicos, melhores combinações e horários de ingestão de cada um deles!

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