Faz tempo que eu tento convencer pessoas a se matricularem em academias para praticar qualquer tipo de atividade física, mas hoje eu quero ter uma conversa muito séria com você, que já está matriculado mas que nunca ou quase nunca vai, o “aluno fantasma”. Saiba que frequentar a academia “de vez em quando” não proporciona todos aqueles benefícios relacionados a atividade física e que, dependendo da forma como se conduza o treino, pode até ser perigoso.

Já vi muita gente que passa meses e até anos pagando a academia sem frequentar regularmente e se autoperdoa acreditando que o fato de estar pagando vai fazer algo pela sua saúde, pois “quando tiver tempo”, a pessoa passará a se exercitar. Então, uma vez por mês a criatura consegue ir à academia e para “recuperar o tempo perdido” sobre na esteira e corre uma hora na velocidade Papa-Léguas. NÃO! NÃO! Mil vezes NÃO! Isso não é saudável, muito pelo contrário, é perigoso!

Muitos de vocês devem estar se perguntando porque alguém que não vai à academia continua pagando, já que não tem nenhum benefício com isso. Acredito que uma pessoa só continua fazendo isso se tiver um ganho secundário e creio que este ganho secundário é aliviar uma consciência pesada por não estar se cuidando. A pessoa se sente menos culpada, pelo simples fato de estar pagando a academia e saber que a qualquer momento, “assim que tiver tempo”, vai passar a frequentá-la.

Desculpe destruir seu autoperdão, mas não é assim que funciona. Atividade física é um remédio preventivo para preservar sua saúde. Da mesma forma como escovamos os dentes para não ter cáries, praticamos atividade física para não ter infartos, derrames, câncer, diabetes e tantas outras doenças. Alguém aqui deixa de escovar os dentes porque não tem tempo? O mesmo princípio tem que valer para a atividade física. Ela é prioridade, a menos que você queira majorar seus riscos de ter infartos, derrames, câncer, diabetes e tantas outras doenças. Seus pais, sua esposa, seu marido, seus filhos, seus netos e seus amigos ficarão muito tristes com essa escolha. Porque quando uma pessoa adoece, não é só a ela que a doença afeta, afeta a todos os que estão a sua volta.

Se você paga uma academia mas quase nunca vai, é hora de sentar para refletir. Dizer que não tem uma hora por dia para cuidar de você é algo preocupante. Mais preocupante ainda é fazer doação para academia apenas para se sentir melhor, pois isso dá uma falsa sensação de que você está fazendo algo pela sua saúde quando na verdade não está. Não se permita aliviar sua consciência assim. Frequentar academia menos de duas ou três vezes na semana não gera ganhos significativos para a sua saúde.

O mais difícil você já fez, que é ter a iniciativa de se matricular e ter descontado todo mês da sua conta uma quantia em dinheiro. Sério mesmo que você quer dar dinheiro sem usufruir uma contraprestação? Como está não pode ficar. Você tem que criar mecanismos para se obrigar a frequentar a academia ou então, se assuma sedentário e saia, pois quem sabe assim você experimenta a consciência culpada por não estar fazendo nada em prol da sua saúde e acaba voltando para valer. O que não pode é ficar nessa situação ridícula de pagar para não ir. MEXA-SE. Saia desta posição com um pé dentro e um pé fora.

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, , , , , , , , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *