Todo mundo já sabe o quanto apoio as pessoas que procurem orientação SEMPRE de um nutricionista para prescrição de uma dieta de acordo com a SUA necessidade e que o profissional de educação física não está habilitado para prescrever qualquer tipo de dieta. Mas gosto de utilizar meu blog para tirar algumas dúvidas e curiosidades sobre hábitos para uma vida mais saudável. A gente aprende por osmose que alimentos integrais são melhores para quem está fazendo dieta, mas, você já parou para pensar porque? Você sabe qual é a diferença entre um alimento integral e um alimento comum? Vamos entender melhor os alimentos integrais e aprender a tirar o máximo de benefícios que eles podem nos oferecer.

A primeira coisa que você tem que saber é que o alimento integral não necessariamente engorda menos que os outros. Não é isto que faz dele um aliado na dieta. Por isso, ninguém está autorizado a comer alimentos integrais em grandes quantidades, só porque “e integral”. O que faz um alimento ser integral é não ter sua estrutura básica modificada no processo de industrialização, ou, em bom português, mesmo depois de industrializado ele manteve as fibras, os minerais e as vitaminas. Justamente por isso, por nada ter sido retirado do alimento, algumas vezes o alimento integral tem até mais calorias que sua versão comum. Ainda assim, é um aliado importante na sua dieta.

O que faz de um alimento integral um bom aliado para a dieta é o fato de que ele costuma proporcional mais saciedade do que os outros alimentos, ou seja, tem mais “capacidade de matar a sua fome”, tanto no que diz respeito à quantidade (uma quantidade menor sacia mais) como ao tempo (saciedade por mais tempo). Os alimentos integrais costumam ser ricos em fibras, que causam sensação de saciedade sem engordar (leia mais na postagem sobre fibras) e seus açucares são liberados lentamente na corrente sanguínea, o que faz com que você tenha sempre “combustível” disponível para suas células, retardando um novo alerta de fome.

Ainda existe o benefício de que muitos alimentos integrais tem o poder de acelerar nosso metabolismo, auxiliando na queima de gordura, pois “dão mais trabalho” ao organismo para serem digeridos. Quando nosso corpo gasta mais energia para digerir um alimento, ele acaba emagrecendo no processo.

Por isso, se você que se beneficiar dos alimentos integrais, precisa entender que eles engordam sim, que contem carboidratos e que você não tem carta branca para comer o quanto quiser deles. A melhor forma de se beneficiar dos alimentos integrais é utilizando-os para promover saciedade. Ouça seu corpo, descubra os momentos do dia onde ele sente mais fome e antes deste “ataque de fome” chegar, coma alimentos integrais como forma de conter a fome e proporcionar saciedade a longo prazo.

O ideal é comer alimentos integrais em todas as refeições, de formas espaçadas, para manter sempre seu organismo abastecido com combustível de qualidade, que liberará energia aos poucos. Se você come um alimento comum, a energia será rapidamente absorvida e depois de poucas horas seu corpo estará pedindo mais. Porém, se você optar por um alimento integral, ele liberará energia aos poucos, de forma lenta, retardando o pedido por mais comida. Por exemplo, pão integral no café da manhã, arroz integral do almoço, algum floco no lanche (como aveia ou sucrilhos específicos) e macarrão integral no jantar.

Ao garantir uma fonte constante de energia a longo prazo, você reduz as chances do seu organismo disparar aquele sinal de alerta, como se o tanque estivesse na reserva, que nos faz ter vontade de comer massas, doces e tantos outros alimentos sabotadores de dieta. Além disso, acelera o metabolismo, pois como já expliquei em outras ocasiões, o corpo presume estar em um período de fartura e não vê razões para racionar energia.

Por isso, muito cuidado com os alimentos integrais. Eles são calóricos sim, muitas vezes mais calóricos que os outros. Não pode comer em quantidade exagerada. Sabendo usar, são bons aliados na sua dieta, mas usando de forma errada podem te sabotar. É o que eu sempre digo, engordar com chocolate é acidente de percurso, mas engordar com alimentos integrais é derrota!

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *