A gente sempre escuta que quando realiza atividade física, principalmente musculação, vai perder peso e medidas. Graças a esta premissa verdadeira, muitas pessoas chegam a conclusões falsas e pensam que para perder a barriga basta realizar exercícios abdominais. Isto é verdade? NÃO, de jeito nenhum. Vamos entender porque.

Todos os dias fico sabendo de casos sobre pessoas bem intencionadas que compram aqueles aparelhos de abdominal pela televisão, acreditando que com poucos minutos de abdominais por dia ficarão com uma barriga sequinha. ISSO NÃO EXISTE. ISSO É MENTIRA. Se existisse um aparelho que faz você ficar com o abdômen seco em poucos minutos todas as academias estariam falidas e eu estaria passado fome. As pessoas não vão à academia porque gostam, vão porque é necessário para alcançar seus objetivos.

E não se trata de quantidade, mesmo que você faça 500 abdominais por dia, não seria o suficiente para perder a gordura localizada no local. Muitas pessoas relatam sentir que estão “queimando a gordura” enquanto fazem abdominais. ENGANO. O que elas sentem é uma queimação na FIBRA MUSCULAR em decorrência do ácido lático, como se sente em qualquer outra parte do corpo durante a musculação. Porque apenas abdominais não queimam a gordura da barriga então?

A única forma de perder gordura com atividade física, é diminuir o percentual de gordura do corpo TODO. Não existe um exercício que queime apenas a “gordura da barriga”. Muito cuidado com o profissional que disser o contrário. Ao realizar um exercício de musculação não se queima gordura e sim se estressa o músculo, criando micro-lesões que cicatrizarão formando uma fibra muscular maior, gerando aumento de massa muscular. É este aumento de massa muscular que vai te ajudar, como um todo, a queimar mais gordura de uma forma geral.

Então, você deve estar se perguntando, porque fazer os sofridos abdominais se eles, por si só, não vão queimar a gordura da sua barriga? Bem, abdominais tem várias aspectos positivos. Para começo de conversa, quando você faz abdominais fortalece a musculatura da região, o que com certeza ajuda a ter uma barriga mais firme e definida. Ao tonificar os músculos dessa região você melhorará a aparência e pode até realçar sua cintura e pode prevenir ou até reverter eventual flacidez no local.

Se o seu objetivo é perder barriga, principalmente aquela na parte inferior do abdômen, carinhosamente apelidada de “pochete”, a receita é outra: além dos abdominais, também deve fazer exercícios aeróbicos pelo menos três vezes na semana. Pode ser qualquer atividade com a qual você se identifique: corrida, bicicleta, uma luta, uma dança, um esporte… Isto vale principalmente para as mulheres, que tem um percentual de gordura corporal mais elevado do que os homens.

Não se irritem, mulheres. Não xinguem. Vocês acumulam mais gordura por causa do hormônio estrógeno, que favorece este processo. Não, a mãe natureza não fez uma piada de mau gosto, isso tem uma razão de ser: é uma reserva extra para uma possível gestação, de modo que, se ocorrer, a mulher tenha sempre uma reserva de gordura para ajudar o desenvolvimento do feto na gravidez e a amamentação.

Além da atividade aeróbica, também é preciso tomar muito cuidado com a dieta. Existem alimentos que provocam o inchaço da região por causar dilatação, outros por causar prisão de ventre outros por engordar mesmo. Tome muito cuidado com a dieta, evite gorduras, frituras, sódio e açúcar, como mínimo. Coma de três em três horas e tome muita água (porque se eu mandar tomar líquido, periga ter gente bebendo refrigerante light). Para completar, eu recomendo musculação. Além de prevenir aquele “efeito Sharpei” da perda de peso, ainda ajuda a acelerar seu metabolismo, já que quanto mais massa muscular você tiver, mais gordura queimará.

Um aviso: fazer abdominal sem fazer dieta pode até AUMENTAR as medidas da sua barriga. Porque? Já aprendemos o que ocorre no processo de hipertrofia, certo? Se você apenas faz abdominais e continua comendo alimentos “engordativos”, o que vai acontecer é que sua musculatura vai hipertrofiar, aumentar de tamanho e a gordura não vai diminuir. Com isso, o que se vê como resultado final na fita métrica é um simples aumento de medida.

É preciso prestar atenção também a outros fatores que podem causar ou acentuar essa barriguinha indesejada, além da alimentação e do sedentarismo, como por exemplo má postura, problemas hormonais, estresse e problemas digestivos. Muitas vezes o problema tem várias causas conjugadas.

Acho engraçado que no mundo da Educação Física não se tem medo de mentir para os alunos. Em qualquer outra profissão, se você mente para um cliente pode sofrer sérias conseqüências. O que você faria se seu médico ou seu advogado te enganassem? Não quero ver nenhum leitor meu sendo enganado, nem por comerciais de TV nem por maus profissionais da área. Se alguém prometer remover a gordura da região abdominal com exercícios abdominais, chame a polícia. Estelionato é crime previsto no art. 171 do Código Penal.

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Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Comments (16)

  1. Stephanie 27 de outubro de 2015

    Primeiramente PARABÉNS!

    Amei o texto, muito bem escrito e coerente.

    Esta foi a primeira vez que entrei no site, pois vi a divulgação no snap ( que comecei a seguir depois que a Fe.sousa fez “propaganda”. rs) e me surpreendi com a clareza e riqueza de informações!
    Vai ficar como favorito!
    Beijão e poste mais!

    1. Oseupersonal 8 de novembro de 2015

      Que bom! Fico muito feliz com suas palavras. Seja muito bem vinda!

  2. Isa 30 de outubro de 2015

    Então pra perder barriga tem que fazer aeróbico associado à abdominais? Se sim, faria primeiro o aeróbico ou o abdominal?

    1. Oseupersonal 8 de novembro de 2015

      Aeróbico para ter o deficit de calorias necessárias para emagrecer. Abdominais fortalecem a musculatura abdominal.

  3. Rayara 13 de novembro de 2015

    To AMANDO esse site! Conhecia seu trabalho pelos snaps dos famosos como Hugo Gloss, Fê Souza… E tive a curiosidade de vim aqui. E to lendo os posts e achando maravilhosos… Parabéns viu? Ótimo trabalho.

    1. Oseupersonal 16 de novembro de 2015

      Que honra! Muito grato por suas palavras.

  4. Gervano fernandes Dias 15 de novembro de 2015

    Entrei pela primeira vez, adorei as verdades sobre abdominais, e lógico que eu estava fazendo tudo errado. (rsrsrs)
    Parabens pelo site, e estrei sempre aqui tirando minhas dúvidas…

    1. Oseupersonal 16 de novembro de 2015

      A idéia é essa, esclarecer e ajudar a vocês leitores do blog. Volte sempre!

  5. Leila 16 de novembro de 2015

    Comecei uma reeducação alimentar e faço dança em cãs mesmo, e com suas dicas estou conseguindo manter meu foco. Vc acha que posso continuar em casa com as dancinhas do youtube como aeróbica ou devo procurar uma academia? Obrigada.

    1. Oseupersonal 22 de novembro de 2015

      Voce deve fazer o que te motiva. Não importa o lugar, o que vale é algo que te faça bem.

  6. Ane 18 de janeiro de 2016

    Pela primeira vez entrei aqui, já te sigo algum tempo no snap, e quer saber? É o primeiro que abro no dia rsrsrsrs mas vamos lá o instrutor da academia me proíbe de fazer musculação e aerobica (jump, step ou dança ) juntos pois não é legal sendo que meu objetivo é o emagrecimento. Qual sua opinião sobre isso? Bjss

    1. Oseupersonal 31 de março de 2016

      Minha opinião é que cada um tem sua metodologia ou filosofia. Seria muito anti ético de moinha parte avaliar ou condenar a opinião dele.
      A unica sugestao que dou é que se não esta gostando dos resultados da metodologia deste professor, procure outro que você se identifique mais ok?

  7. Laleska 20 de fevereiro de 2016

    Muito bem explicado. No meu caso tava acontecendo isso, pois to fazendo apenas aeróbica, pensando q se eu fizesse musculação eu iria ganhar peso.
    Quero perder barriga, mas já faz quase um mes e não vi resultado. Agora ta explicado!
    Se eu fizer só musculação vc acha q da resultado?

    1. Oseupersonal 10 de março de 2016

      Aeróbico é importante. Concilie os 2.

  8. Patricia Lima 29 de abril de 2016

    Boa noite…..

    Muito Boa sias postagem, primeira vez no seu blog, acompanho vc pela Fernanda Souza, primeiro que tudo cara parabéns, seus textos são mega esclarecedores.
    Eu frequento a academia mais sempre com aquela moleza sabe, é descobri em 2015 que sofro de Hipotiroidismo e junto com essa descoberta veio um monte de coisa junto, resumindo quase sempre quando começo meus treinos vai me dando aquele mal estar horrível, tipo enxaqueca forte, a pressão sobe e eu claro fico morrendo de medo de continuar, devido a isso nunca treino um mês completo.
    Todos dizem continue, não pare mesmo se senti do mal, até o cardiologista disse que meus exames estão todos bem não tem de que ter medo. Vc como educador físico compartilha dessa mesma opinião?

    PS: com relação a alimentação venho me reeditando ao longo dos meses, não tou uma Fernandinha ai da mais….. Ficando amiga da endorfina.

    Bjs

    1. Oseupersonal 29 de abril de 2016

      Olá, agradeço pelas palavras.
      Eu acho estranho, mas se o medico diz nao haver nada. Acredito que possa ser algo psicologico. Com isso, vá aos poucos com os treinos. Determine metas semanais, mensais, aumentando a intensidade de forma gradativa. Acho que dessa forma a cada dia poderá aumentar seu limite até vencer esta barreira. Abs!!!

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