Por que as cariocas usam meião?

Certamente você já cruzou com esta imagem na rua: Uma mulher, com…

Certamente você já cruzou com esta imagem na rua: Uma mulher, com roupas de academia (Macacão, short, calça legging) e na perna um meião que vai do tornozelo até quase a altura dos joelhos. E certamente você se perguntou: Por que essa mulher está com esse meião que parece mais um uniforme de futebol do que de malhar? Posso dizer que você acertou em partes. Porque sim, a inspiração veio do futebol, mais especificamente de um jogador que digamos lançou esta moda: O goleiro Zetti do São Paulo iniciou essa tendência de usar o meião por cima da calça que inspirou as mulheres das academias mas obviamente com outras finalidades. Vamos conhecer agora algumas das funcionalidades do meião dentro do universo fitness.

Zetti foi o inspirador da moda do meião com calça.

A principal função do meião nas academias está diretamente ligado a higiene. Os aparelhos são utilizados por diversas pessoas e convenhamos, é muito nojento pensar na idéia de colocar partes do seu corpo em mesmo contato onde diversas pessoas suadas ( E isso sem pensar em  problemas de pele transmissíveis apenas pelo contato) também usaram aquele mesmo aparelho. E vamos fazer uma enquete: Alguém já viu alguma pessoa usar um aparelho/caneleira e no final do uso passar aquela flanela com álcool? Não nem eu. Isso sem contar que muitas academias acabam diluindo o álcool com água para render e economizar, ou seja, ou que era para esterilizar não esteriliza nada. Eu já falei com vocês que foi feito um estudo que constatou que o ambiente de academia tem níveis altíssimos de contaminação por coliformes fecais? Não? Então num próximo post explico e informo os locais onde há maior risco. Com o uso do meião, ele evita este contato direto com essas superfícies, consequentemente te protegendo de uma possível doença de pele (Oseudermatologista não curtiu isso).

Além do fator proteção o meião também tem a função de auxilio no treino. Com ele na hora de usar a caneleira para exercícios em 3 apoios, oferece uma melhor aderência da caneleira, evitando assim que ela escorregue perna acima durante o exercício.

Outro benefício do meião está diretamente ligado a um truque feminino. Você minha querida que treina, treina, e treina e também não foi beneficiada pelo fator genético e sua panturrilha se iguala a de um sabiá, pode disfarçar tal questão com o simples uso do meião. (Termine de ler o texto antes de sair correndo para comprar um estoque do mesmo!). Sim, o uso do meião disfarça este problema mas deixo aqui um aviso: Tal observação só será reparada por suas “amigas” invejosas, pois uma mulher com roupa de malhar, dificilmente um homem vai olhar para sua canela! Rs.

Uma função que tenho reparado também de grande utilidade do meião seria o chamado “Porta Treco”. Mulheres enfiam de tudo, e quando eu digo tudo é TUDO MESMO dentro do meião. Ele virou uma espécie de extensão da bolsa da mulher e me vem sempre a mesma indagação: Como elas conseguem colocar tanta coisa dentro de algo que pra mim não cabe nem uma sacola de mercado vazia? Mas elas conseguem, guardar ali no meião chaves, celular, prendedor de cabelo, papel do estacionamento, dinheiro, fone de ouvido, pote de álcool gel e a cena mais impressionante que já vi, uma escova de cabelo! Não me perguntem como e nem o porque disso, mas eu já presenciei esta cena.

E aí acredito que vem o motivo mais questionador e polêmico deste texto: O fator estético. Sempre ouço das mulheres que não gostam desta moda a seguinte frase: Se é por questão de higiene, por que ao sair da academia ela não abaixa o meião? Há mulheres que dizem que ele compõe o visual e acham bonito numa vibe década de 70/80 e suas polainas e há outras que gritam por sua cafonice. Eu como homem deixo essa questão em aberto para opinião de cada uma de vocês para acharem fashion ou cafona mas lembrando sempre que o importante mesmo é usar e fazer o que te faz bem.

, , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Comments (7)

  1. Fleur 29 de maio de 2015

    Não me convence. Sobre higiene, uma legging comprida faz o mesmo efeito. Sobre as canelas finas, não adianta disfarçar na academia usando meião se vai passar o resto do tempo sem, né? E em relação a ser porta treco, atrapalha no treino mais do que beneficia na praticidade, porque uma escova de cabelo enfiada na perna deve incomodar MUITO durante os movimentos! Não dá pra usar uma bolsa esportiva? Porque, né… Quem precisa de chave e papel de estacionamento entre uma sessão e outra? É falta de noção pura e simples, mesmo.

  2. Patrícia 30 de novembro de 2015

    Caramba! Gostei aqueles pensamentos do artigo! Adorei o Blog! :)

    1. Oseupersonal 3 de dezembro de 2015

      Obrigado Patrícia e seja sempre bem vinda!

  3. Fernanda Bandeira 4 de fevereiro de 2016

    Sempre me machuco durante os treinos. Bato a canela em algum canto, me arranho com caneleiras e afins. A polaina, deixando ela mais fofinha, me ajuda a amortecer e proteger mais minha pele. rs Um ponto positivo para as desastradas. kkk

  4. rejane 12 de maio de 2016

    bom!!! gostei muito do post!!! muito instrutivo!!! acho que as polainas realmente disfarçam a canela seca e auxilia no treino com caneleiras! !! e por fim, acho muito charmosas as polainas e os meioes!!!

  5. Hadassa 6 de setembro de 2016

    Gostei do post, particularmente acho bem feio, mais imagino que deve ter mais uma utilidade além de todas as citadas, nem sempre temos tempo de depilar as pernas e se voce colocar uma leggin curta vai aparecer, então põe o meião e pronto ta na moda fitness e ninguém sabe que não deu tempo de depilar. :)

    1. Oseupersonal 10 de setembro de 2016

      Boa observação que eu como homem nao tinha pensado! Rs

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *