Aeróbico no pré ou pós treino?

Sempre me perguntam qual o melhor momento para realizar atividade aeróbica, se…

Sempre me perguntam qual o melhor momento para realizar atividade aeróbica, se antes ou depois da musculação. Afinal, é melhor efetuar o treino aeróbico antes ou depois da musculação? Depende, pois para saber o que é melhor pra você é preciso ter em mente seu principal objetivo. Mas antes de me xingarem vou tentar explicar e ja aviso que vai ter professor me chamando de burro ou discordando com minha teoria.

Para quem tem como único objetivo ganho de massa muscular (Hipertrofia) o melhor momento de realizar aerobico é no dia de São NUNCA. Treine com cargas pesadas (80% de 1 RM), tome suplementos prescritos para quem visa este objetivo nos horários indicados e durma! Seu sono é seu aliado neste processo e vamos explicar melhor sobre isso num próximo post.

É minoria dos casos um aluno que não queira baixar seu perentual de gordura. A regra dos casos é: “Professor, eu quero transformar essa gordura aqui em músculos”. Desculpe mas isso nem Deus conseguiu. E se algum professor concordou com você ou te prometeu isso, ele merece uma surra de gato morto até o gato miar.

Agora se você quer perder gordura e ganhar massa muscular tem que entender o processo que ocorre dentro do seu corpo: O corpo usa como combustivel primeiramente o glicogênio, que também é utilizado para gerar força na execução dos movimentos na musculação. Os membros utilizados durante o aeróbico ficarão fadigados e com isso não terão o mesmo desempenho durante um treino de musculação. Isso sem falar da fadiga geral, onde há o cansaço do corpo como um todo, comprometendo seu rendimento em qualquer atividade, seja ela aerobica ou não. Duvida? Faça o teste,! Treine um período realizando o aerobico no pré-treino e depois sem aeróbico antes dos treinos.

Somente após queimar o estoque de glicogênio, nosso corpo busca combustível nos tão indesejáveis acúmulos de gordura em nosso corpo ( Os malditos pneus). Ao gastar durante o treino de musculação, você já chega para o aeróbico com os estoques de glicogênios em baixa já prestes a utilizar as reservas de gordura como combustível para sua corrida. Por isso pra quem busca emagrecer o ideal é praticar atividade aerobica após o seu treino de musculação.

Agora, se seu objetivo não é emagrecer, e você quer melhorar seu condicionamento cardiorespiratório o ideal é dedicar suas reservas de glicogênio a corrida. Sem contar a questão da fadiga muscular. Um treino de musculação cansa e certamente você não estará na melhor das condições para realizar um bom treinamento aeróbico, já que para melhora do condicionamento o treinamento deve ser de alta intensidade, (entre 80% a 90% da sua capacidade).

Vale ressaltar também a importância da musculação para o processo de emagrecimento. Quando você aumenta sua composição corporal em massa muscular você eleva também o seu metabolismo basal (MB= Gasto energético mínimo utilizado nas funções vitais). Com isso o processo de emagrecimento não ocorre apenas na pratica da atividade aeróbica mas também durante todo o dia.

Ë isso, espero ter esclarecido um pouco esse tema que é tão controverso e gera tantas dúvidas. Mas vale se tratando de pessoas nada é matemático. Convido você a testar, experimentar e descobrir como você reage praticando as duas modalidades. Boa sorte e aguardo o feedback de vocês nos comentários do texto.

, , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Comments (9)

  1. Marina 31 de agosto de 2015

    Ei Bruno. Entrei hoje pela primeira vez no seu blog e estou adorando, parabéns.
    Seguinte, eu preciso de perder mais ou menos uns 7 kg para chegar no meu peso ideal. Só que esse seu post me deixou confusa rs. Pois u faço spinning sempre antes do treino de musculação por conta do horário. Estou fazendo errado? Eu odeio esteira, transport e afins rs, o jeito que encontrei de amar o aeróbico foi fazendo a bike. E ai, o que você acha? Bjs

    1. Oseupersonal 31 de agosto de 2015

      A principio tudo ok. Mas isso varia também de acordo com a estratégia montada pelo professor que te acompanha. 😉

  2. Ana 31 de agosto de 2015

    Ai Seu Personal, complexo!! rs

    Entao, meu objetivo é aumentar a massa muscular magra, estou no peso “ideal” mas quero perder a maldita pancinha e as gordurinhas da perna. Daí eu faço o aeróbico depois da musculação pra dar aquela secadinha, porém não gostaria de perder peso pois sou alta e me consideram magra.. Rsrs Será que esse aeróbico mais me atrapalha do que ajuda?

    Muito bom esse espaço! Adoro seu trabalho!!

    Beijos e obrigada.

    1. Oseupersonal 2 de setembro de 2015

      Olá Ana,
      No seu caso acho que o “pulo do gato” para atingir seu objetivo sem perder o que ja conseguiu esta na alimentação.
      Acredito que uma suplementacao entre esses treinos vai evitar que voce entre em processo de catabolismo.
      Procure um nutricionista ou se já tiver, converse com ele sobre essa estratégia de treino.
      Tenho certeza que ele vai poder ajudar e muito neste momento.
      Bjs

      1. Ana 3 de setembro de 2015

        Muito obrigada!!! Preciso mesmo de uma orientação nutricional!

        Bjs

  3. Juliana 24 de setembro de 2015

    Oii, adoro o seu espaço e isso me gerou duvidas, eu começei a fazer 45min de esteira durante 5 dias (de seg a sex) alternando a caminhada com a corrida dentro desse tempo, meu objetivo é perder 10kg. Só que eu tb faço a musculaçao, eu quero perder essa gordura localizada na barriga, devo fazer o aeróbico antes ou depois da musculação?

    1. Oseupersonal 7 de outubro de 2015

      Dá uma lida no texto que fiz falando sobre isso. Lá acredito que encontre a resposta que procura. 😉

  4. Maria Eduarda 2 de fevereiro de 2016

    Oi, bruno
    gostaria de saber se posso fazer aula de dança depois do treino de abdôme. meu objetivo é perder algumas gordurinhas localizadas na barriga. tenho 1,68 de altura e peso 60 quilos, tenho mais definição no corpo que gordura. maior parte desse meu peso é de massa muscular. tenho medo de começar a fazer a aula de dança e dar mais uma secada. já fiz muay thai, parei por conta que tava secando demais. gosto do meu corpo, mais eu queria ser mais hipertrofiada que definida. em relação a definição, só queria o abdôme agora. sem cintar que pedalo de bike em alguns fds vagos.. em média 40 há 50 km. tmb tou querendo começar a tomar a albumina conforme você indicou.. iai??

    gosto muito do seu trabalho, sempre estou por aqui.
    bjs, esperando sua resposta. Obrigada!

    1. Oseupersonal 24 de junho de 2016

      Não indiquei albumina falei dos seus beneficios e os efeitos do seu uso. Agora se seu objetivo é ganho de massa e vc tem essa facilidade para emagrecer fique atenta aos seus exercicios aerobicos. Não recomendo treinos de longa duração e nem com altas intensidades. A respeito da aula de dança nao vejo qualquer problema.

      Abs

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *