"atividade física também melhora sua capacidade de estudo"
“atividade física também melhora sua capacidade de estudo”

É hora de desfazer aquele estigma equivocado de que atividade física é exclusividade de que não pratica nenhuma atividade intelectual. Atividade física é para todos e ainda pode gerar benefícios e melhorar a qualidade da sua atividade intelectual.

Caso você esteja estudando com afinco para alguma prova como vestibular, concurso público ou qualquer outra avaliação, saiba que está cientificamente comprovado que a atividade física te ajudará neste processo.

Uma rotina de estudos permeada pela prática de atividade física proporciona benefícios que muitas pessoas nem sequer imaginam. Desde coisas pequenas, como auxiliar na postura de quem passa muitas horas sentado como ganhos maiores como aumento na concentração que podem fazer toda a diferença no resultado final do estudo.

É comprovado que a prática de atividade física aumenta o poder de concentração a longo prazo. Não sou eu quem diz, é a Universidade de Leeds, no Reino Unido, que realizou um estudo sobre o assunto.  Mais: não precisa se matar duas horas suando, pois segundo esse estudo, quinze minutos de atividade física já se mostraram capazes de melhorar os resultados de alunos em testes de cognição. Vale para todos: crianças, adultos e idosos.

Além de aumentar a concentração, a atividade física promove uma melhora qualitativa e quantitativa do sono. Para quem não sabe, tudo que aprendemos ou estudamos se “fixa” na nossa cabeça quando dormimos. Não basta estudar, também são necessárias muitas horas de sono de qualidade para fixar o conteúdo.

A atividade física reduz o estresse, como já citei diversas vezes aqui, pois o corpo libera substâncias que trazem bem estar e neutralizam as conseqüências nocivas de uma rotina estressante, tão comum em quem passa muitas horas por dia estudando. Como conseqüência, há uma maior disponibilidade para leitura e maior capacidade de tempo de estudo.

Além disso, o fortalecimento da musculatura, que pode parecer uma futilidade, é extremamente importante para quem passa muitas horas na mesma posição estudando. Sintomas como dores de cabeça e cansaço podem advir de um posicionamento incorreto e podem minar a capacidade de estudo. Uma musculatura fortalecida e um sistema circulatório em boa forma previnem esse tipo de problema e acabam trazendo benefícios secundários que também serão importantes, como por exemplo, uma respiração mais correta.

Vale lembrar que ninguém é obrigado a fazer musculação ou freqüentar uma academia. Aqui me refiro a qualquer atividade física, ou seja, qualquer atividade que obrigue a pessoa a gastar energia: esportes, lutas, danças, natação, caminhadas, corridas, escalada, surf ou qualquer outra modalidade que seja praticada com prazer.

Resista ao preconceito de pensar que praticando atividade física você está “abrindo mão de horas de estudo”. Não! Praticando atividade física você está ganhando horas de estudo, qualidade de estudo, concentração e aumentando sua capacidade de fixar o que é lido. Chega dessa divisão Atividade Física x Atividade Intelectual. Ambas podem e devem andar de mãos dadas pois atuam de forma complementar.

 

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, , , , , , , , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *