Questão de estética, moda, higiene ou cafona mesmo?
Questão de estética, moda, higiene ou cafona mesmo?

Nós, cariocas, somos motivo de piada em vários estados brasileiros por causa das meias que as mulheres usam nas academias. Aqui no Rio de Janeiro as meias femininas são usadas na altura dos joelhos. Isso provoca estranhamento e duras críticas. Não, não é uma questão meramente estética, é um mecanismo desenvolvido por quem já sofreu na própria pele (literalmente!) efeitos colaterais da prática de atividade física em academia. Quer saber porque as cariocas usam este meião? Continue lendo. Quem sabe você também não passa a usar…
Ao se exercitar, seja em aulas de ginástica localizada, seja na musculação, as alunas entram em contato com aparelhos ou caneleiras na região localizada entre o joelho e o pé. Estes aparelhos e estas caneleiras são de uso coletivo. Portanto, você não sabe por quem eles foram utilizados nem em quais condições foram deixados.
Posso contar um segredo para vocês? Muitas academias mantém potinhos com sprays de álcool para que os alunos limpem os aparelhos e caneleiras, mas nem sempre eles bastam para te proteger. Dependendo da porcentagem de álcool no produto, ele não mata a maior parte dos germes. Álcool 70% seria o ideal, mas será que todas as academias pagam o preço deste álcool mais caro para encher seus sprays? Duvido. Sem contar que muitas vezes as academias diluem estes produtos em água, para fazê-los render mais. Eu não confiaria.
Já escutei relatos de alunas que tiveram alergias, contraíram micoses e até mesmo sarna neste contato direto! Os meiões protegem justamente essa região, evitando ainda que ela se suje. Neste ponto você deve estar pensando porque as mulheres não vão malhar de calça comprida, não é? Complicado, aqui no Rio de Janeiro, sair na rua onde a temperatura oscila entre “desumana” e “muito quente” com uma calça comprida. Ainda mais para praticar atividade física e suar. Ok, agora você deve estar se perguntando se o meião não esquenta a perna tanto quanto a calça… Talvez, mas o meião pode ser abaixado quando a região não precisar de proteção! Esse é o pulo do gato!
Muitas alunas também utilizam o meião como “porta-trecos”. Colocam celular, chave do carro, prendedor de cabelo e o que mais couber ali. Outra função que aprendi com minhas alunas foi a de disfarçar eventual “depilação vencida” quando se quer usar um short ou macaquinho. Já teve quem me relate experiência de precisar proteger a perna no deslocamento de casa para a academia do sol em função de tratamentos estéticos como depilação a laser, por exemplo. O meião se presta a isso, pois protege na rua e pode ser abaixado chegando na academia. Certamente muito melhor do que abaixar as calças, não é mesmo?
Para completar nosso rol de motivos, um último um pouco mais técnico: calças normalmente fazem as caneleiras deslizarem, especialmente no exercício de três apoios. Parece um detalhe, mas a localização exata da caneleira na canela é importante, seja para obter os melhores resultados, seja para evitar lesões. Os meiões normalmente são frisados, tem nervuras não escorregam, mantém a caneleira no local certo. Essas nervuras também dão uma força na estética, já que panturrilha é um grupamento muscular difícil de hipertrofiar e com o meião ela parece naturalmente maior do que é.

Sinceramente? Não sei quantas dicas dessas realmente procedem, isso só vocês podem me responder. Mas é sempre interessante conhecer a origem de algum modismo. Estética ou funcionalidade? Você decide.

 

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, , , , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Comments (30)

  1. Bábs 26 de fevereiro de 2015

    Super, PT!!! :) Olá. Meu nome é Bárbara, estou escrevendo de Lisboa, Portugal. Há já algum tempo venho seguindo o seu trabalho, graças à doce Fernanda Souza (atual Sra. Barbosa :D. Muitas bençãos ao matrimônio dela com Thiago). No ginásio onde frequento já vi três moças a usarem “meião”, todas elas brasileiras. Agora que você me elucidou com esse post acredito que, também, todas elas sejam cariocas. Infelizmente, nem mesmo aqui elas escapam aos olhares atravessados, sobrolhos levantados e testas franzidas de pessoas que acham isso antiestético. A minha intuição sempre entendeu aquilo como uma forma de proteção, sem ter sabido que de facto é, além de ser multifuncional, até há pouco com essa sua publicação. Valeu, muito grata! Bons sucessos e melhores progressos aí para o seu trabalho e sua vida no geral! Abraço. *

    1. Oseupersonal 26 de fevereiro de 2015

      Olá Bábs,
      Que alegria saber que nosso blog atravessou o oceano atlântico e de alguma forma ajudou ou apenas confirmou suas evidências. Sou grato pela sua participação neste canto para discussões abertas. Gosto muito deste momento de troca que o blog proporciona.
      Obrigado por suas palavras.
      Beijos!

  2. Sharon 26 de fevereiro de 2015

    Morro com a canela ferrada mas não uso…kkkkkkkkkkk

    1. Oseupersonal 26 de fevereiro de 2015

      Cada um com o seu estilo, gosto ou preferência. rs

    2. Jeannie 24 de junho de 2015

      As cariocas sempre foram invejadas …e os meiões ( que amo ) são uma das coisas que o “povo” inveja…bem eu uso porque gosto ..porque fica bonito…e porque ninguém tem a ver com o que coloco no meu corpo ! Em são Paulo o povo ficou enlouquecido ao ver uma mulher de vestido rosa e curto ! Já aqui no rio de janeiro o povo e principalmente os homens iriam adorar …kkkkk fica a dica!

      1. F´lávio 30 de setembro de 2015

        Meião é Lin do, vivo comprando pra minha mulher, acho que deveria ser “obrigatório” kkkkkk, Parabéns pelo bom gosto…

  3. Daniele 27 de fevereiro de 2015

    Excelente post!!
    Sempre, sempre mesmo, uso calça e de pé para não ficar nada de fora…quando uso meião sinto as olhadas estranhas, e como sou “grandona” (alta e um pouco acima do peso) acho que chama mais atenção ainda.rs
    Mas o que mais me chamou a atenção, foi a observação das caneleiras escorregarem com a calça, isso é muito chato. Vou ignorar os olhares e voltar com meus meiões.RS
    Parabéns pelo post e pelo belo trabalho, também cheguei até seus perfis pelo instagran da Fê, que sou mega fã!!
    Parabéns e muito mais sucesso!!
    Bj Dani Fernandes.

    1. Oseupersonal 1 de março de 2015

      Obrigado Dani! Fique atenta as dicas que semanalmente posto por aqui. E volte com os meiões! Rs

  4. Lara Tamires 24 de junho de 2015

    Olá, eu posso garantir ke não são só as cariocas ke usam meião ou polainas, pois eu sou de Manaus e todas as meninas da academia ke frequento usam, eu uso pq eu tenho a canela fina kkkkk e a meia ou a polaina disfarça, e tmbm fica bonito.
    Bjos

  5. Thais 25 de junho de 2015

    Amei o post, uso por todos esses motivos aí quase… Pra compor um Look tb…rsrsrs
    Qnd vou só correr na rua, aí não uso….pq sua mt… Mas se tiver frio, como tem estado, vai de meiao…rsrrsr
    A galera fala mal mas se amarra…deixa agt ser feliz!!! Rsrsrs
    Bjs e parabéns pelo trabalho

    1. Oseupersonal 25 de junho de 2015

      Obrigado Thais! O negocio é esse, ser feliz e usar o que te faz bem.

  6. CG 25 de junho de 2015

    Oi, sou carioca e garanto que 90% das meninas q usam essa meia não sabem desses motivos. Usam por moda mesmo.

    1. Oseupersonal 25 de junho de 2015

      Então me ajude a disseminar a ideia. 😉

  7. Estella 25 de junho de 2015

    Nao vejo como forma de proteção nao, acho q esse foi o argumento q nós mulheres começamos a utilizar quando passaram a nos criticar. Não faz sentido usar um meião pra se proteger de micoses e usar um macaquinho com as costas de fora, ou ombros de fora, ou short curto, pq aí todas as outras partes do corpo entram em contato com o suor dos outros, menos a panturrilha. Se fosse assim, fariam como fazem aqui em Portugal, onde eh obrigatorio levar toalha e utiliza-la em todos os aparelhos. Essa de colocar celular tb acho extremamente antifuncional, nunca conheci ninguem q fizesse isso. A meu ver, o meião eh pura estética mesmo, começou a ser usado pq delineia as pernas, dá a impressão de elas serem mais grossas tb, enfim usa-se pq se sente bonita usando, e isso nao tem nada de errado. Não acho q a gnt tenha q arranjar justificativas sem sentido. Eu sou brasileira, uso meião há anos (apesar de q confesso q o meu nao vai ateeeeé o joelho, ate pq gosto das minhas panturrilhas à mostra hehe), aqui em Porto continuo usando pelo siples fato de q acho q fica bonito e eh como eu gosto de ir malhar. Enfim, só minha humilde opinião =)

    1. Oseupersonal 25 de junho de 2015

      Mas é isso, cada um com seu motivo. O importante é se sentir bem 😉

  8. Thay 25 de junho de 2015

    Até que em fim, alguém que nos entende! É mais do que estética, ao meu ver é higiênico!
    E cariocas ditam moda! Hahaha
    Parabéns pela matéria! ??

    1. Oseupersonal 25 de junho de 2015

      Obrigado!A ideia é passar que a questão de higiene vai muito alem de tendências de moda.

  9. Glaucio 25 de junho de 2015

    Desculpe,as como assim o álcool 70% é caro… O Álcool com mais de 92,3% (96GL) é vendido em qualquer lugar e custa uma mixaria… se quiser fazer álcool 70 é só colocar mais água no álcool, amigo…

    1. Oseupersonal 25 de junho de 2015

      Lembre-se que a quantidade na hora da compra é em larga escala, por tanto não pense que uma grande academia vai no mercadinho na esquina comprar o tal álcool amigo.

  10. Carolina 25 de junho de 2015

    De que adianta colocar meia até a canela se muitas vão com micro short, top ou mega decote nas costas? Não cairia na mesma questão? Acho que quem usa, usa pq gosta mesmo, e quando gosta não precisa de justificativa.

  11. Claudio 25 de junho de 2015

    O post pode ser extremamente esclarecedor. Mas odeio quando vcs cariocas se colocam como uma parte distinta do Brasil. Qnd começa com pq no Rio isso. Pq no Rio aquilo. Pq no Rio São 2 beijinhos. Enfim
    Usar meias usam. Mas é a micose q podem pegar nas costas? Coxas? Pq shortinhos a maioria usa e costas de fora Tb. Enfim.
    Desculpe se pareço agressivo. Não sou. Mas algumas coisas vindas do Rio nao me descem. Na verdade não me desce coisas vindas de lugares que se acham melhores que outros.
    Mas repito. A postagem foi bastante esclarecedora sobre comportamento em academia. A parte do “Pq no Rio” era dispensável.
    Isto posto me despeço

    1. Oseupersonal 25 de junho de 2015

      Aqui é um lugar livre e para isto mesmo. Debatermos de forma educada e respeitadora, como a que tivemos. Fique a vontade para participar, debater ou discordar de qualquer opinião aqui. Seja sempre bem vindo. Abraços amigo!

  12. Maria 29 de junho de 2015

    Eu como paulista acho um horror essa moda, fui ao Rio e fiquei horrorizada com essa coisa sem noção, super panicat de ser. E não precisava de um texto tão longo e redundante para defender o indefensável; é apenas um modismo, se é cafona ou não, vai do gosto de cada um (eu acho O erro).

    1. Oseupersonal 30 de junho de 2015

      Maria, ainda bem que o universo não gira ao redor do seu umbigo né?
      Se nao gosta, simples, não use!
      Essa questão está bem longe da classificação de indefensável, afinal minha intenção não foi defender nada, apenas explicar e matar a curiosidade de como surgiu. Faça/use a sua moda e seja feliz. O importante é respeitar o gosto/opção de cada um.
      Abs,

  13. Nara 12 de julho de 2015

    Adorei seu Blog!
    Acho apenas que deveria haver uma pesquisa maior ,pois sou de Salvador/Ba e aqui praticamente TODAS as mulheres que conheço, usam o meiao,justamente pelos motivos que voce explicou.Entao o RJ nao é uma exceção, eu mesma tenho uns 6 e uso sem problema algun!
    Beijos

    1. Oseupersonal 12 de julho de 2015

      Obrigado!
      Eu sei que aí usam bastante. Morei em Salvador e vi muitas meninas usando meião. O que quis explicar com o post foram as justificativas pelo qual o meião foi inserido no vestuário das academias. E por mais que a adesão já tenha sido nacional, foi iniciado aqui no Rio.
      Beijos e obrigado pelas palavras!

      1. Nara 14 de julho de 2015

        Eu entendi rsrs. E achei maravilhoso ,pois tem muita gente que julga achando que seja modinha, mas voce deixou claro o motivo do uso.
        Pena que muitas pessoas critiquem sem ao menos saber os motivos.
        Baixei seu aplicativo,estou amando.
        Tem como fazer uma materia esclarecendo se o uso da pílula anticoncepcional pode ou nao interferir no ganho da massa magra???
        Tenho visto muitos comentários e estou confusa. Dizem ate que pode cortar efeitos de suplementos.
        Gostaria de uma opinião sua se possivel ,pois é sempee melhor uma opinião de quem entende ,do que esses mil posts que tenho visto espalhados por ai.
        beijos e desde ja obrigado

        1. Oseupersonal 16 de julho de 2015

          Deixa comigo. Vou pesquisar e elaboro o texto! 😉

  14. Danieli 27 de julho de 2015

    Eu uso por causa das corridas. Minhas pernas incham Qd faço longao e as meias de compressão são perfeitas para isso.
    Já está no sangue que uso até para musculacao .

    1. Oseupersonal 27 de julho de 2015

      Essas meias que se refere são as meias de compressão. Especificas para quem corre. Essas do texto são outras.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *