O verão já passou, o inverno chegou e com ele a vontade de muitas pessoas de continuar se exercitando também se foi. Não pode. Atividade física não serve apenas para ter um corpo bonito no verão, atividade física serve para ter um corpo com mais saúde, menos estresse, mais qualidade de sono e para evitar doenças terríveis como câncer, por exemplo. Não sou eu quem diz, é a Organização Mundial da Saúde (OMS), em uma recomendação oficial.

Um estude recente comprovou que pelo menos metade dos casos de câncer seriam determinantemente fruto de nossos hábitos e não da genética, ou seja, 50% dos casos de câncer no mundo poderiam ser evitados. Pior do que isso é uma estimativa realizada que prevê que até 2020 dobrem os casos de câncer no mundo todo. O sedentarismo foi listado oficialmente pela OMS como FATOR DE RISCO PARA CONTRAIR CÂNCER, ao lado de outro mais conhecidos como tabagismo.

Nosso corpo já é exposto a agressões suficientes para que nos demos ao luxo de descuidar da nossa saúde, e sim, atividade física é saúde e deve ser encarados assim. Se existisse um comprimido que você pudesse tomar todos os dias, um por dia, sabendo que ele iria reduzir em 50% suas chances de ter câncer, você não tomaria?

Pois bem, este comprimido se chama atividade física. Já que não podemos evitar o ar poluído, uma alimentação de qualidade inferior à desejada, menos horas de sono que o ideal e o estresse diário, pelo menos temos que tentar equilibrar a balança fazendo algo de bom para o nosso organismo.

Um recado especial para as mulheres. Segundo a OMS, 25% dos casos de câncer de mama pode ser evitado com a prática regular de atividade física. No Brasil mais de dez mil mulheres morrem todo ano em decorrência de câncer de mama, e o estado recordista de casos é o Rio de Janeiro. Estima-se que nos próximos dois anos mais de 50.000 novos casos sejam detectados no país. Fazendo as contas, com base nas informações prestadas pela OMS, podemos afirmar que 12.500 mulheres que terão câncer de mama no próximo ano poderiam ter evitado esta tragédia se tivessem se exercitado pelo menos 3 vezes na semana por uma hora.

Quando você olhar para a janela e estiver chovendo, quando você estiver com preguiça, quando você pensar em desistir por falta de tempo, lembre-se disso: pode ser que sua escolha seja entre a atividade física ou o ter câncer. Eu sei que são palavras duras, mas é uma verdade inconveniente que alguém precisa dizer. Afirmar que não tem tempo para se exercitar é afirmar que você aceita majorar significativamente seus riscos de vir a ter câncer. Será que alguém realmente não tem tempo para prevenir um câncer? Prioridades… a vida é feita de escolhas.

Eu sei que nessa época do ano bate um desânimo nos alunos, é perfeitamente normal, afinal o corpo não fica tão exposto e a obrigação de entrar em forma diminui. Mas vocês não podem esquecer que além da estética, existe o fator saúde. Muita gente não sabe da ligação direta entre atividade física e saúde, já isto só foi constatado há poucos anos, por isso passe esta informação adianta e tenha sempre em mente que não é papo de professor, nem exagero, nem lenda nem mentira: prática regular de atividade física reduz o risco de dezenas de doenças. Pense nisso quando estiver com vontade de ficar em casa naquele dia frio e chuvoso.

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br

Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal

Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal

Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *