Hoje vou iniciar o texto com uma pergunta: Pra onde vai a gordura durante o processo de emagrecimento? Errou quem chutou que ela vai pros músculos, que ela é absorvida pelo corpo e muito menos que ela sai na urina. Ela vai pro pulmão! Calma e não comece a fazer respiração cachorrinho por aí e dizer que está emagrecendo. Leia o texto e vamos entender este processo.

Ao perder peso, a gordura precisa ir para algum lugar. De acordo com um estudo australiano publicado na terça-feira na edição de Natal do periódico BMJ. Ou seja, um estudo publicado há menos de uma semana. (Oseupersonal atualizando você desde 2011) quando uma pessoa emagrece, a gordura é excretada primeiramente pelo pulmão em forma de dióxido de carbono (CO2).

Vamos explicar, as as células de gordura armazenam triglicérides, um composto formado por três átomos: carbono, hidrogênio e oxigênio. Para perder gordura, é necessário liberar esses átomos da molécula de triglicérides por um processo chamado de oxidação. O estudo constatou que quando 10 quilos de gordura são oxidados, 8,4 quilos são excretados pelos pulmões em forma de dióxido de carbono. O resto, 1,6 quilos, se transforma em água (H2O), que pode ser excretada pela urina, suor, respiração, lágrimas, fezes ou outros fluidos corporais.

Os autores concluíram após traçarem o caminho percorrido por cada átomo excretado pelo corpo. “Essa bioquímica não é nova. Mas por razões incertas parece que ninguém tinha feito esses cálculos antes. O estudo mostrou ainda que o oxigênio inalado necessário para realizar o processo metabólico de perda de peso precisa ser quase três vezes maior do que a quantidade de gordura a ser perdida. Isto é, para completar o processo de oxidação de 10 quilos de gordura, são necessários 29 quilos de oxigênio inalado. No montante, são criados 28 quilos de CO2 e 11 quilos de água.

Eles analisaram também que uma pessoa com 70 quilos excreta 200 gramas de carbono por dia e um terço da perda de peso é alcançada durante o sono. Correr por uma hora, por exemplo, elimina 40 gramas de CO2 a mais — elevando a média diária para 240 gramas. Entende porque a combinação de atividade aeróbica e boas horas de sono podem ajudar bastante neste processo de emagrecimento?

Bem agora você já sabe o que acontece com boa parte da sua gordura durante o processo de emagrecimento. Então não percam seu tempo única e exclusivamente com dietas e treinos hardcore. Treinos prescritos de forma individualizada e boas horas de sono também podem auxiliar significativamente a obter resultados.

,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *