É recomendado alongar antes do treino? NÃO. Ao menos não aquele alongamento padrão feitos em academia, os chamados alongamentos estáticos, onde você fica “segurando” a musculatura na posição alongada durante um certo tempo.

Alongamento é um dos temas mais polêmicos da Educação Física, tanto é que muitos preferem não se comprometer e nem falar sobre ele. Tem opinião para todos os gostos, mas opinião todo mundo tem, não é mesmo? Se alguém te disser que alongando antes do treino você estará prevenindo lesões musculares, pergunte em quais estudos isso ficou comprovado. Até onde eu sei, não há nada conclusivo que indique, de forma inequívoca, que alongar antes do treino previne lesões.

Só para citar um deles, o Erasmus Medical Center de Roterdã, na Holanda concluiu seu estudo com a seguinte frase: “O alongamento antes ou após a atividade física não reduz o risco de lesão muscular”. Nem me atrevo a falar do alongamento pós-treino agora, isso é matéria para uma coluna em separado. Vamos focar no alongamento pré-treino. Além de não ter resultado comprovado na prevenção de lesões, existem muitos estudos comprovando que o alongamento estático antes do treino faz com que você perca força muscular. Isto pode ser especialmente prejudicial para quem deseja ganho de massa muscular.

Você acha que alongando está “soltando” a musculatura e preparando-a para o treino? A  Universidade de Limerik, na Irlanda discorda. Um estudo realizado comprovou que alongando antes do treino a musculatura é forçada e acaba ficando contraída. Isto causaria mais dificuldade não apenas no trabalho de força, como ainda prejudicaria quem pretende executar algum movimento rápido, ou seja, você fica mais fraco e mais lento! Pasmem, o estudo ainda concluiu que as chances de se machucar durante o treino aumentam com um alongamento estático prévio.

Com isso eu não estou dizendo que a musculatura não precisa ser “preparada” ou “aquecida” para o desgaste que vai enfrentar. Estou dizendo que o alongamento estático não é o melhor meio. Os chamados alongamentos dinâmicos, aqueles realizados com movimentos rápidos (como por exemplo fazer círculos com os braços para alongar os ombros) não se mostraram prejudiciais no quesito força muscular. Em alguns casos foram até considerados benéficos. Este tipo de alongamento sim pode preparar músculos e tendões para o esforço que está por vir. Além do alongamento dinâmico, outras formas como massagens, por exemplo, são muito mais efetivas para o objetivo pretendido e não acabam com a sua força muscular.

Se você gosta e tem o hábito de fazer uma aula de alongamento, procure não alongar pelo menos duas horas antes da musculação, assim sua musculatura terá tempo para se recompor do desgaste provocado.

Eu sei que muita gente vai chiar. Durante muito tempo foi verdade absoluta que alongamento era a oitava maravilha do mundo da atividade física. Mas, infelizmente, isto não é verdade. Uma tonelada de estudos estão, aos poucos, desmentindo isso. Não alongo antes dos meus treinos e não recomendo que meus alunos alonguem, salvo situações excepcionais. Se você alonga, sugiro que converse com seu professor sobre a comprovação da efetividade deste alongamento na prevenção de lesões e que tente treinar sem alongar antes para constatar o quanto de força muscular você está perdendo.

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Comments (9)

  1. Angela 3 de agosto de 2015

    Adorei o seu informativo sobre “Alongamento”. Realmente eu já tinha percebido que aquecendo a musculatura antes da corrida eu não sentia dores durante a atividade e quando apenas alongava, sentia dores horríveis, ou seja, minha musculatura não estava preparada para tanto esforço.

  2. Mirella 3 de agosto de 2015

    Olá,
    Muito interessante esse assunto. Já tinha lido algumas reportagens falando a mesma opinião que a sua. Então não preocupo em alongar antes do treino. Agora gostaria de saber após o treino é bom alongar? Pois gosto de alongar após o treino para sentir relaxada e tenho a sensação das dores diminuírem. As vezes, faço aula de pilates após o treino, isso prejudica o ganho de massa muscular?
    Obrigada.

    1. Oseupersonal 7 de agosto de 2015

      Farei um post também explicando em detalhes. Aguarde!

  3. Rayara 14 de novembro de 2015

    Eu to chocadaaaaaaaa!!!!! Morria me alongando na barra… Oh meu pai!!!!!! Kkkkkkkkkkk

    1. Oseupersonal 16 de novembro de 2015

      Agora sabe que não precisa mais! rs

  4. CYNTIA LESSA 26 de abril de 2016

    Passei a acompanhar o seu trabalho atráves do insta da Fernanda Souza e me apaixonie. kkk …
    Adoro seu alto astral, suas dicas e seu posts.
    Mais então, o que vc indica, fazer aquecimento ou não fazer nada?
    Beijos!!

    1. Oseupersonal 18 de maio de 2016

      Olá! Obrigado!
      Claro que indico. Acho super válido e necessário.
      Bjs

  5. Ana Laura Melo 22 de setembro de 2016

    Olá! Há uma semana fazia musculação com um personal que também era contra alongamentos pré treino, pois dizia que diminuía a força muscular. No entanto, ele me mandava alongar após os treinos. Agora estou com outro personal que indica o alongamento apenas pré treino. Estou mto confusa agora. Realmente esse assunto é mto discutido e cada um fala uma coisa. Na sua opinião, não há necessidade de alongar nem antes e nem após os treinos? Estou adorando seu blog, te sigo no insta tb!

    1. Oseupersonal 25 de setembro de 2016

      Sim, sou contra alongamento pré e pós treino.
      Indico alongamento como uma atividade paralela aos treinos.
      Obrigado pelo carinho e confiança.
      Bjs

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *