Inicio o texto com uma pergunta que certamente poucas pessoas saberão me responder de imediato. Você sabe qual o tipo da sua pisada? A grande maioria acredito que nem sabia que poderia ter mais de 1 tipo de pisada, mas existe não só 1 como 3 tipos. Depois não diga que eu não te avisei…

Ter a ciência desta informação é imprescindível para a escolha do tênis que ira utilizar nas suas atividades físicas. A ideia de escolha de tênis baseado apenas em fatores estéticos podem lhe trazer problemas desde bolhas, dores na coluna até mesmo graves lesões de tornozelo e joelhos. Os tênis atualmente são desenvolvidos através de estudos científicos em grandes laboratórios de alta tecnologia que avaliam fatores físicos e do terreno onde estes calçados serão utilizados. Com isso, o que foi projetado e desenvolvido para ajudar também pode atrapalhar, por exemplo, um tênis projetado para praticantes da modalidade de tênis costumam ser mais rígidos na região do tornozelo, dificultando assim um movimento errado de torção e não possuem um grande sistema de amortecimento. Completamente o oposto de um tênis projetado para praticantes de corrida, onde o mesmo possui um especifico sistema de amortecimento, com pouquíssimo peso e bem flexível para facilitar a mobilidade do corredor.

Com isso, vamos especificar cada tipo de pisada para entendermos as características de cada um e com isso descobrir qual o seu tipo de pisada.

Para você visualizar melhor seu tipo de pisada.
Para você visualizar melhor seu tipo de pisada.

Pisada Normal ou Neutra: A pisada neutra é o tipo ideal de pisada, pois possui um nível equilibrado de pronação e supinação e cria uma absorção de choque eficiente na fase de apoio da pisada. O arco do pé tem altura média e o calcanhar permanece em posição vertical com relação ao solo. Um corredor “neutro” é geralmente mais biomecanicamente eficiente e o risco de lesões é menor.

Pisada Pronada: A pisada pronada acontece quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. Desta forma, mais tensão é posta na estrutura do pé, o que pode desalinhar o tornozelo, os joelhos e os quadris. A pronação desperdiça energia, fazendo com que seu estilo de corrida seja ineficiente e aumentando o risco de dores na canela e articulações, ou até mesmo lesões, caso o atleta utilize o tipo de calçado errado.

Pisada Supinada: A pisada supinada é o oposto da pronação e descreve uma situação em que o pé rola para o lado de fora. Neste caso, as forças durante o ciclo da pisada não são distribuídas igualmente pelo pé, que possui o arco alto e não tem sua mobilidade afetada. O peso do corpo do corredor fica nos dedos de fora, o que pode gerar lesões, principalmente nos joelhos, pés, e nas costas.

Para descobrir seu tipo de pisada, alguns testes podem ser realizados em lojas onde tênis são comercializados, uma consulta com um podólogo também pode lhe ajudar. Os testes costuma ser bem simples com uso de uma esteira ou de um sensor onde capta a parte do pé que fica sob maior pressão do peso corporal.

Após estas informações, não se deixe levar apenas por fatores estéticos na escolha do seu próximo tênis para a prática de atividades físicas. A escolha correta de calçado não só evita dores e lesões como pode melhorar seus rendimentos.

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, , , , , , , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Comments (2)

  1. Anki 1 de junho de 2015

    Bom dia professor eu posuso esse problema,e fico com dores nos tornozelos apf3s praticar esportes,principalmente no direito pf3is o destronquei a um ano e numca mais voltou a ser o mesmo,o mesmo doed constantemente gostaria de saber oque eu poderia fazer para amenizar a situae7e3o.Obrigado

    1. Oseupersonal 5 de junho de 2015

      Sugestão: Procure um ortopedista com urgência.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *