A grande maioria certamente já ouviu falar sobre esta abreviação, mas será que você saberia explicar como funciona o processo do aeróbico em jejum (AEJ)? Vamos entender o processo e tirar proveito desta manobra para atingir nossas metas.

Durante o sono nosso metabolismo funciona em modo digamos mais econômico (Papo técnico: Metabolismo basal) ele continua em funcionamento mas utilizando energia apenas para as funções vitais. Mesmo assim ele consome como principal fonte de combustivel o glicogênio.

Com uma noite de sono, passamos normalmente de 6 a 8 horas sem ingerir qualquer tipo de alimento, forçando assim o organismo a utilizar as reservas de glicogênio. Ao acordar nos encontramos com estas reservas em baixas e por conta disso um cenário ideal para nosso corpo utilizar como principal fonte de combustível nossas reservas de gorduras (Papo técnico: os triglicerídeos são quebrados em glicerol e ácidos graxos e este último é convertido em Acetil CoA para posterior entrada no ciclo de Krebs e oxidação).

Mediante a um cenário tão favorável o aeróbico em jejum (AEJ) pode ser um grande aliado para perda de peso. Mas lembrem-se, este tipo de atividade só tem um objetivo: Diminuição do percentual de gordura, não tendo qualquer benefício ou melhora no seu condicionamento cardiorespiratório.

Outro cuidado que se deve ter é com relação ao tempo de duração e intensidade. Em média oaeróbico em jejum (AEJ) é recomendado praticar de 30 a 40 minutos. Nos primeiros dias deve-se começar com 15 minutos pois o corpo está em processo de adaptação.

A intensidade também é um ponto importante, pois para este tipo de atividade a intensidade deve ser moderada, 50% acima da FC de repouso. Nada de realizar seu treino de corrida em jejum, pois além de colocar você em risco por conta de um desmaio repentino, pode ser dado um tiro no pé e seu organismo começar utilizar suas reservas de proteínas (Seus músculos) para compensar tamanho esforço.

Para dúvidas, sugestões ou informações de treinos: contato@oseupersonal.com.br
Curta nossa Fanpage: www.facebook.com/Oseupersonal
Siga-me no twitter: www.twitter.com/Oseupersonal
Instagram: Instagram.com/Oseupersonal

, , ,

About Author

Personal trainer e proprietátio da empresa Oseupersonal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *